Páginas

Alunos da Escola Estadual Adrião Melo de Campo Grande recebem credencial para participar da FEBRACE em São Paulo e da FEBIC em Santa Catarina

 

Nos dias 03 e 06 de dezembro do ano de 2024, houve XIV Feira de Ciências Do Semiárido Potiguar na cidade de Mossoró. 


A Escola Estadual Professor Adrião Melo de Campo Grande/RN participou na categoria Juvenil, tendo conseguidoclassificar 3 projetos para esse evento, que teve início na Feira Escolar que ocorreu em Julho desse ano. 


No último dia da FCSP (06/12), houve a premiação dos projetos. 


Na ocasião, a Escola E. Prof.º Adrião Melo subiu ao palco ocupando 1° e 3° lugar dos melhores projetos da 11ª DIREC.


O projeto intitulado “Sistema de irrigação sustentável com arduino: automatização eficiente para plantação”, produzido pelos alunos Jonathas Andriele Brito Oliveira, Anderson Kaik Rocha Gondim e Geovane Oliveira da Costa, orientado pela professora Ítala Paiva e coorientado pela professora Geize Fernandes, teve como objetivo desenvolver um sistema automatizado para irrigação de plantações para diminuir o gasto de água e otimizar a mão de obra do trabalho no campo. 


Esse projeto conquistou o 1º lugar e recebeu credencial para participar da FEBRACE em SÃO PAULO.    

 

Outro projeto levado para a FCSP tem como título, “Construindo visões ampliadas: produção de um microscópio de baixo custo para aulas de biologia”, produzido pelos alunos Antonio Talyson Costa Lopes eMaria Eduarda Fernandes Gondim, orientado pela professora Geize Fernandes e coorientado pela professora Ítala Paiva, teve como objetivo desenvolver um aparelho microscópico de baixo custo para ser utilizado nas aulas de biologias em escolas que não possuem esse tipo de aparelho e não tem recursos financeiros para adquirir microscópios convencionais. 


Esse projeto recebeu o 3º lugar e recebeu credencial para participar da FEBIC em Santa Catarina.  

 

O terceiro projeto levado para a XIV FCSP pela escola também foi contemplado com prêmio de destaque na categoria LINGUÍSTICA. 


O projeto tem como título, “Estratégias de identificação da inteligência artificial na produção textual em língua portuguesa” produzido pelos alunos Edinaldo Gondim Soares e Lorrany Vitoria Oliveira Araujo, orientado pela professora Oziana Batista e coorientado pela professora Hadassa Naara, teve como objetivo elaborar uma cartilha direcionada aos docentes de língua portuguesa, apresentando estratégias de como identificar uma produção textual a partir do uso da inteligência artificial, assim como, promover uma reflexão sobre maneiras de utilizar a IA de forma benéfica na sala de aula.

 

Parabéns a todos os envolvidos, mas em especial aos jovens cientistas! Vocês são a prova que a Escola Estadual Professor Adrião Melo (uma escola centenária) pode possibilitar oportunidades para alunos da cidade brilhar na ciência.





© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo