NOTA DE ESCLARECIMENTO
O diretor da Cadeia Pública de Caraúbas, André Leandro, vem a público para repudiar informações publicadas no dia 6 de maio do corrente ano sobre a gestão do estabelecimento prisional. Cabe esclarecer que o servidor tem 14 anos de Polícia Penal, sendo cinco anos no cargo de direção, tendo passado ainda pelas funções de chefe de equipe e de segurança, sem nunca ter respondido a qualquer procedimento administrativo, tendo a conduta pautada sempre pela legalidade, impessoalidade e moralidade.
Nesse período, a unidade penal avançou nas melhorias estruturais em todos os setores. Sem registro de nenhuma ocorrência de fuga, motim ou rebelião.
Com o gestor, foi construído o muro no entorno da unidade e o portão com câmeras de vigilância e interfone, melhorando consideravelmente a segurança das instalações. Cabe salientar que a cadeia era totalmente aberta, sem muro, sendo essa uma antiga demanda dos servidores. Para os policiais penais, foram reformados quatro banheiros e seis alojamentos. E através de penas pecuniárias, a gestão está adquirindo equipamentos de musculação para uso dos policiais penais.
Outras melhorias foram a construção de uma cobertura para espera de visitantes, com banheiros, acesso a água mineral e bancos para melhor acomodação. Em outra ação, foram realizadas a reforma e criação de cabines para audiências por videoconferência do judiciário. Todas as celas dos dois pavilhões foram reformadas, incluindo as grades que dificultavam o trabalho dos policiais.
Diante do que foi demonstrado, não procede qualquer informação de incapacidade administrativa, tampouco de que a gestão tenha interesse em “prejudicar” ou “de cometer atrocidades e abuso de autoridade” contra os servidores, como foi enviado por terceiros e publicado por este conceituado blog.
Caraúbas, 20 de maio de 2024
André Leandro Pereira
Policial Penal - Diretor da Cadeia Pública de Caraúbas