Jovens Campo-grandenses tem excelente desempenho e tiram boas notas no ENEM
No dia 16 de Janeiro de 2024, foi divulgado o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e duas jovens campo-grandenses obtiveram excelentes resultados, Adyla Jammily, 17 anos e Ana Luíza, 18 anos, tiveram uma pontuação de 920 respectivamente. Ambas foram os destaques obtendo as melhores notas entre os jovens da cidade. Em entrevista concedida ao Portal CGa+, elas falaram um pouco sobre a experiência. Onde deram detalhes sobre a preparação, rotina de estudo, parte psicológica entre outras coisas.
A cerca da preparação, ambas falaram que não houve nada muito diferente em relação ao estudo; contudo, houve sim um cuidado para com o ENEM, Maria Luíza falou: "Como o local que trabalho é bem tranquilo, nos momentos vagos do meu expediente, eu sempre usava meu tempo livre para estudar. Em média, eram 3 horas de estudo por dia (com foco só para o Enem). De imediato, usei alguns métodos de estudo que eu já conhecia para montar meu cronograma.
Também busquei materiais gratuitos na Internet (simulados, videoaulas, resumos prontos , aplicativos com questões do Enem etc) Além disso , não posso deixar de mencionar que a escola foi essencial , tanto na parte didática como também na preparação emocional". Jammily comentou que sua preparação levava "Entre 1 e 2 horas", ela também declarou que "buscava coisas padrão, o ENEM é sempre um pouco do mesmo".
Já sobre os dias de prova, elas foram perguntadas sobre o que foi mais desafiador, o tempo, as questões além do tema da redação, sobre isso Maria Luiza disse o seguinte: "A parte mais desafiadora para mim foi controlar a noção do tempo (30 minutos pareciam 15 min). Jammily também falou que para ela o mais complicado foi lidar com o tempo "Sem dúvida, o tempo; é como uma prova de resistência".
Já sobre a recepção em casa após saberem do resultado, as mesmas declararam que seus familiares ficaram muito felizes com suas notas: "Tenho certeza de que ficaram orgulhosos" foi o que disse Maria Luíza, Jammily por sua vez comentou que a recepção foi "Muito boa". Sobre o futuro, tanto a parte acadêmica e profissional as mesmas destacaram que no momento vão continuar focadas, mas sem traçar um meta fixa, "A carreia ainda é um pouco incerta, por enquanto, os planos são apenas entrar em uma faculdade", foi o que comentou Jammily, já Maria Luiza disse o seguinte: "Tenho algumas opções de cursos voltados para as áreas de exatas , saúde e educação. No entanto, no momento não tenho uma escolha sólida".
Para fechar, ambas deixaram algumas dicas para quem pretende realizar as provas ano que vem. "É interessante definir uma prévia estratégia de prova para evitar o desequilíbrio mental, que, na maioria das vezes, é causado pela desorganização do tempo". Foi o que mencionou Maria Luíza, já Jammily falou que "É bom Sempre manter a calma, todo esforço e dedicação será recompensado".
Para finalizar, ficam aqui nossos Parabéns a todos os alunos que realizaram as provas, e em especial aos que foram os principais destaques dessa última edição.
Fonte: Portal CGa+