Na ocasião o profissional apresentou o centro de Zoonoses Municipal de Serra Negra do Norte, que apresenta excelentes condições para abrigar os animais, mas que atualmente encontra-se totalmente vazio.
A comissão de Campo Grande relatou ao veterinário que o Prefeito Bibi de Nenca tinha determinado a contratação de projeto arquitetônico para a futura construção de um canil, de modo a supostamente resolver a problemática dos cães e gatos soltos nas ruas da cidade.
No entanto, o profissional alertou que em virtude de atual legislação ambiental, tais animais não podem mais serem mantidos presos e que a construção de um canil seria um investimento desnecessário.
Após a reunião, a comissão retornou a Campo Grande e se reuniu com o Prefeito Bibi de Nenca, tendo ficado acordado que seria convocada audiência pública na Câmara Municipal para tratar do tema, convidando, na oportunidade, o médico veterinário especialista no assunto para fazer alguns esclarecimentos.
Além disso, o Prefeito Bibi de Nenca informou ainda que já foi iniciado processo licitatório para contratação de clínica para castração de cães e gatos, tendo em vista que a castração dos animais, além de evitar a reprodução e o aumento do número de cães soltos nas ruas, modifica a produção de alguns hormônios que interferem no comportamento do cão, como a testosterona, diminuindo com isso a agressividade e o nível de atividade dos caninos.