O que é Desligamento Voluntario?
É quando uma família por livre e espontânea vontade diz não precisar mais do benefício e pede o desligamento voluntário, para dessa forma não receber mais o benefício. Essa simples ação dá a oportunidade a outra família de participar do programa, pois abre uma vaga. Poucas famílias tomam essa decisão por achar que não poderão mais nunca fazer parte do programa ou que a qualquer momento podem voltar a condição anterior de vulnerabilidade social. Antes de tudo, o desligamento voluntário ajuda também o Governo Federal a identificar as famílias que tiveram melhorias e como o programa favoreceu nessa melhoria vivenciada pela família.
Meu cadastro é excluído?
Não, antigamente havia sim a exclusão do cadastro, mas após algumas mudanças o Programa entendeu que a família pode e deve ter o cadastro atualizado e apenas o cancelamento do benefício.
Dessa maneira a família pode usufruir de outros benefícios de programas vinculados ao Cadastro Único e que exigem o cadastro atualizado.
Posso voltar para o programa e voltar a receber o Bolsa Família?
Sim, as famílias que pedem o desligamento voluntário podem pedir para retornar ao Bolsa Família. O prazo limite para isso é de até 36 meses, prazo que a família pode pedir para voltar caso necessite realmente do benefício. Isso não garante o recebimento das parcelas anteriores, mas apenas a inserção novamente na lista de pagamento do programa. Essa ação faz parte do chamado “Retorno Garantido” para quem pediu o desligamento voluntário.
O desligamento voluntário depende exclusivamente de uma decisão do Responsável Família. Ninguém pode obrigar a família a fazer o desligamento voluntário. Como o nome já diz, o desligamento é uma ação voluntária do Responsável Familiar.
