João Inácio de Almeida, nasceu em 20 de maio de 1905, no município de Marcelino Vieira, mas atualmente vive em Caraúbas, na região Oeste do Estado.
O pescador trabalhou por 10 anos em Mato Grosso, onde teve 7 filhos. Após o falecimento da sua esposa, em 1998, João Inácio retornou para o Rio Grande do Norte, onde reside com uma filha no bairro Leandro Bezerra, em Caraúbas.
Ao longo décadas, desenvolveu uma técnica de fabricar e comercializar redes de pesca, que resiste até hoje. Mesmo com a idade avançada, e apesar de se tratar de um trabalho complexo, João não perdeu a perfeição e o talento.
Ele revelou ao blog Icém Caraúbas, que o que mais o admira em seu trabalho é visão apurada para tecer tantos nós de idas e voltas na linha.
Ele também revelou que ainda é muito elegante e charmoso, e que as moças o acham muito lindo. Pessoas mais próximas a João dizem que ele é tímido não é de puxar muito assunto.
Muitas pessoas da cidade visitam para admirar seu trabalho. Deitado em uma rede na sala da casa, ele chama a curiosidade de quem passa pelo local.
João Inácio tem 7 filhos, 17 netos, 25 bisnetos e 3 tataranetos.
Fonte: Icém Caraúbas