Páginas

Maria Luzilene, Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico de Campo Grande/RN, responde a matéria publicada no site CG NEWS



Resposta a matéria publicada no site CG News, em 17/09/2013

http://www.campograndern.com.br/?p=16107

Nobre blogueiro Cristiano Almeida

Em primeiro lugar, quero dizer que fico lisonjeada e agradecida por suas indagações a respeito do trabalho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Agradeço porque sei que crescemos quando a crítica é construtiva, e a sua é! Oportuniza-me a mostrar o nosso trabalho à frente deste importante órgão para o nosso município.
 
O que não é publicizado, às vezes, se torna esquecido. No pouco tempo que estou à frente desta secretaria, pudemos desenvolver algumas atividades (veja abaixo) que considero importante para o nosso município.

Mas antes, quero te dizer que tenho a consciência (e penso que o nobre blogueiro também tem) de que não é apenas uma secretaria como esta que irá desenvolver um município, mas tenho a plena convicção de que ela é um “instrumento legal” e bom para a articulação das políticas públicas que venham fortalecer e favorecer a melhoria das condições econômicas do nosso município.

Entendo que não existe e nunca existirá desenvolvimento isolado, de um município apenas! É necessário haver a interatividade de toda uma região ou a integração de vários municípios ou regiões, com foco no desenvolvimento das suas potencialidades, e não penso, e não se engane nobre blogueiro, que é ainda apenas isso que trará o tão esperado desenvolvimento para um município ou região.

Além disso, para que o desenvolvimento aconteça plenamente, é necessário que se tenha um “estado” (enquanto estrutura de governo) a favor do povo, onde possa oferecer aos seus cidadãos condições dignas de atendimento a saúde, educação de qualidade para todos e de forma igual, moradia digna para as famílias, emprego, incentivo com subsídios a produção para o consumo interno e exportação dos excedentes e não a supervalorização do mercado financeiro.
 
Também a baixa de juros e da inflação, a tributação das grandes fortunas e a distribuição da renda ou das riquezas nacionais, o investimento em tecnologia, etc, etc, são elementos essenciais e urgentes que nem o nosso Brasil conseguiu implementar ainda, pois, apesar de sermos a 6ª economia do mundo, ainda somos um país em desenvolvimento, ou seja, não somos ainda nem um país desenvolvido, imagine um Campo Grande desenvolvido...?
Mas pode ter certeza, estamos trabalhando todos os dias nesta direção, para contribuir com um país mais igual em oportunidades para quem nunca a teve... nunca...
 
Nunca os municípios e o povo brasileiro foram tão injustiçados e sugados como estão sendo ultimamente para abastecer as famigeradas contas da dívida interna e a manutenção do superávit primário a favor da especulação e das empresas multinacionais. O superávit primário, para haver desenvolvimento no país, terá que ser revertido para o povo brasileiro através de investimento em saúde pública e tantas outras necessidades básicas que o nosso povo tanto busca, tanto reivindica, há bastante tempo.
 
“As pessoas vão ver que estão sendo roubadas
Vai haver uma revolução, ao contrário da de 64
O Brasil é medroso...” (Cazuza)

“CONTE COMIGO, QUE EU CONTO COM VOCÊ”

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Campo Grande/RN.

Maria Luzilene Vieira Silva
Secretária

Veja algumas ações da Secretaria Municipal do (de incentivo ao) Desenvolvimento Econômico de Campo Grande/RN:

- Realização do Festival de Prêmios: com apoio do comércio local, premiando, através de sorteios, a quem compra nas lojas do município, oportunizando o giro do capital no mercado local.
 
Este evento conta ainda com um trabalho de sensibilização e mobilização não somente do comércio mais também da comunidade em geral. Sabemos que o comércio não aderiu 100% mas o trabalho foi realizado com sucesso. Houve grande empenho da Prefeitura Municipal de Campo Grande e esta secretaria visitou todas as empresas comerciais, industriais e de serviços existentes em nosso município.

- Capacitações: realização de 3 (três) Oficinas na área de Empreendedorismo, em parceria com o Sebrae, trazendo também participantes das cidades vizinhas para um destes eventos (OSI) em Campo Grande.
Realizamos também uma oficina sobre planejamento, “Eu sei planejar”, em comemoração a 5ª Semana do Empreendedor Individual, para os empreendedores locais.

Encaminhamos vários empreendedores do município para participar de evento sobre linhas de crédito para microempreendedores, que aconteceu em Messias Targino/RN.

- Assessoria e consultoria: trabalho de orientação para a organização dos boxes do Mercado Público e dos quiosques da “Via Costeira” realizado em parceria com o Sebrae.

- Dia de Campo: é uma realização da Prefeitura de Campo Grande, onde envolve todas as secretarias e órgãos públicos no dia do aniversário de emancipação política do município. Na última edição realizamos palestras para os comerciantes do município sobre as linhas de créditos e financiamentos, realizada pelo Banco do Nordeste do Brasil-BNB.

- Campanha de Formalização: realizamos um mapeamento dos empreendimentos informais no município, com consultoria também do Sebrae, e treinamos / capacitamos uma pessoa para cadastrar os interessados em se formalizarem como Microempreendedor Individual-MEI.

Notamos, com este trabalho, que alguns empreendedores temem a formalização. Um dos motivos é que muitos não acreditam ainda no crescimento da sua atividade ou temem perder alguns benefícios sociais.

- Agente de Desenvolvimento: houve a participação deste município na capacitação para Agentes Municipais de Desenvolvimento que aconteceu em Pau dos Ferros/RN, com a presença de vários municípios do estado.

- “Pró Sertão”: mobilizamos e participamos junto a um grupo de costureiras, facções e empreendedores do ramo de confecção para o evento de lançamento deste Programa, realizado em Santa Cruz/RN. O Programa Pró Sertão visa estimular empreendedores do interior do RN, deste ramo da costura a produzir no regime de facção para grandes empresas como Guararapes, Hering, entre outras.

- Contatos com empresas: estamos fazendo um trabalho constante de contato com empresas para virem se instalar em Campo Grande/RN, através de alguns incentivos disponibilizados por esta Prefeitura Municipal.

SOZINHOS, REALIZAREMOS POUCO;
JUNTOS, SEREMOS MAIS FORTES!

Maria Luzilene, Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico de Campo Grande/RN.

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo