Páginas

Deputado Francisco do PT representa Frente Parlamentar das Águas em visita às obras da Transposição

O deputado Francisco do PT esteve nesta sexta-feira (29) no município de São José de Piranhas, no sertão da Paraíba, representando a Frente Parlamentar das Águas do RN, em visita às obras da Transposição do Rio São Francisco.

O evento organizado pelo presidente da Frente Parlamentar das Águas da Paraíba, deputado Jeová Campos(PT) foi para celebra a chegada das águas ao trecho final do Eixo Norte da transposição na Barragem de Boa Vista(PB) e contou com uma comitiva formada por políticos, representantes de sindicatos, igrejas, associações civis e da comunidade paraibana e sertaneja, as margens da maior barragem do Eixo Norte.

"Hoje é um dia histórico. Ver essas águas chegando na Paraíba nos dá a certeza que em breve estas chegarão ao solo potiguar", disse Francisco, vice-presidente da Frente Parlamentar das Águas.

Desde que iniciou o mandato na Assembleia Legislativa o deputado Francisco tem acompanhado e cobrado celeridade no andamento dos trabalhos, antes como presidente da Frente e agora como vice. "Quando a presidenta Dilma foi retirada do Governo, deixou a obra 95% concluída e até agora o RN ainda não recebeu as águas da transposição. Cabe ao atual governo concluir, mas esperamos que muito em breve isso possa acontecer", disse o deputado.

As águas do "Velho Chico" chegaram ao Estado da Paraíba pela Barragem de Morros, seguindo para a Barragem Boa Vista, ambos localizados em São José de Piranhas. De lá seguem pelo túnel Cuncas 2, desemboca no Reservatório Caiçara, que terá duas tomadas d'água. A primeira abastecerá a Barragem Engenheiro Ávidos, seguindo para o RN através do Rio Piranhas e a outra abastecerá o Ramal do Apodi.

Quando pronto, o Apodi vai atender 750 mil pessoas de 54 cidades da Paraíba, do Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco. O início das obras do empreendimento foi em junho deste ano. O investimento federal nas obras físicas é de R$ 938,5 milhões.

A obra de transposição do Rio São Francisco tem 260 km extensão, três estações elevatórias e beneficiará 12 milhões de pessoas nos Estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo