Páginas

Vereador Aisamaque reivindica manutenção da comporta da Barragem de Umari em Upanema

Na manhã do último sábado (10), ao acompanhar a visita do diretor-presidente do Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (IGARN), o vereador Aisamaque Dalyton (PT) reivindicou o conserto da válvula dispersora da comporta da barragem de Umari, que se encontra quebrada há mais de um ano e impede a redução ou interrupção da vazão de água que abastece o leito do Rio Upanema.

Apesar das chuvas que banharam a região nos últimos meses, o reservatório continua secando diariamente, fruto do processo de evaporação e da vazão de água da comporta, que é de 738 litros por segundo.

Assim como foi feito no ano anterior, o fechamento da comporta pode garantir a elevação do volume do reservatório e mantê-la com água durante o período de seca. Enquanto isso, o leito do rio permanece abastecido com as chuvas, sem danos aos agricultores da cidade.

Apesar de fazer a gestão da barragem, Caramuru Paiva informou que a manutenção da válvula compete a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hidricos (Semarh), que alega falta de recursos financeiros para executar os serviços. “Vamos tratar desse assunto pessoalmente com o secretário, e garantir os recursos necessários para que a manutenção seja realizada”, disse.

“O objetivo da manutenção da válvula, é justamente fazer com que se tenha um controle sobre a liberação da água da barragem, tanto para aumentar, como diminuir”, destacou Aisamaque.

Atualmente, a barragem está com pouco mais de 33% de sua capacidade.

Fonte: Upanema.Net

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo