Páginas

Reservatórios de pequeno porte sangram com chuvas do final de semana no RN

Foto: Edmilson Silva

Pequenos açudes em propriedades privadas começaram a transbordar com as chuvas do final de semana, principalmente nas regiões serranas do alto Oeste do Rio Grande do Norte, Seridó, Alto Sertão da Paraíba e também no Ceará.

No Rio Grande do Norte, O MOSSORÓ HOJE apurou que alguns açudes sangraram no município de Riacho da Cruz, que fica na encosta da Serra de Portalegre, no Alto Oeste. Já em Jucurutu, região Seridó, a barragem no Sítio Riachão, de propriedade de Ferreira da Barra, também sangrou.

Na região do Alto Sertão da Paraíba, que está em calamidade pública devido a seca nos últimos anos, os principais sites da Paraíba informam que os açudes, inclusive grandes reservatórios tomaram boa quantidade de água, depois que os pequenos transbordaram.

No Estado do Ceará, precisamente na região do Cariri, o registro do site De Olho no Cariri mostrou que falta pouco mais de 1 metro para a barragem de São José, na cidade de Monteiro, começar a transbordar. Esta barragem não enche há vários anos.

Trata-se de um reservatório fundamental para o abastecimento da região. São José (foto abaixo) É capaz de armazenar mais de milhão de metros cúbicos de água, ou seja, é maior do que as barragens de Santa Cruz, Umari e de Pau dos Ferros, que ficam no RN, juntas.

Foto: De Olho no Cariri
Com os pequenos reservatórios cheios ou quase cheios, a esperança agora é que os grandes reservatórios comecem a receber água com mais força.

No Rio Grande do Norte, os açudes de grande porte em Acari (Gargalheiras), Currais Novos (Dourados), São Miguel (Bonito), Patu (Tourão), Caicó (Itans), Pau dos Ferros (mesmo nome), Lucrécia (mesmo nome), Caraúbas (Apanha Peixe) estão totalmente secos.

Seriamente ameaçados e fundamentais no abastecimento das cidades da região, estão a barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu; Umari, em Upanema; Santa Cruz, em Apodi, entre outros de menor porte de outras regiões do RN.

Fonte: Mossoró Hoje

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo