Páginas

IGARN analisa se água da barragem de Umari em Upanema está própria para uso humano

O Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (IGARN) está elaborando análise para descobrir se a água da barragem de Umari, onde morreram mais de 150 toneladas de tilápia no último dia 19 deste mês, está própria para uso humano.

De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França, ainda não há confirmação, mas de antemão, a probabilidade da água estar imprópria é mínima.

"O Igarn já coletou amostras e está analisando. Os primeiros resultados não apontaram modificações significativas da qualidade da água", afirma França.

A barragem fica localizada no município de Upanema, região Oeste do RN. O reservatório possui 282 m³ de capacidade. O último dado de monitoramento aponta que a barragem possuía 18% de água.

De acordo com o diretor do Igarn, Josivan Cardoso, ainda não há indícios de que água esteja imprópria para o uso humano, no entanto, o resultado final da análise é necessário para a confirmação.

“Estamos analisando, o resultado estará em minhas mãos por volta das 12h desta segunda-feira”, explicou Cardoso.
O reservatório é um dos 40 do Estado que são monitorados pelo IGARN, no entanto, ele não fornece água para o Rio Grande do Norte. Todos os dias, caminhões-pipa atravessam a divisa para levar água do RN para cidades da Paraíba.

Segundo foi apurado pelo Portal MOSSORÓ HOJE, os peixes morreram por conta da mudança repentina de temperatura.

De acordo com o presidente da colônia de pescadores, José Francisco (Dedé de Cafu), a queda na temperatura e a ventilação diferenciada provocaram a desoxigenação da água da barragem.

Dos 13 criadouros, sete deles tiveram perda total. O prejuízo está orçado em mais de R$ 1 milhão. Em virtude da perda, alguns pescadores não terão mais condições de manter a criação de tilápias, considerada a maior da região.

Fonte: Mossoró Hoje - Foto: Cedida / Renato Medeiros

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo