Em fase de conclusão, adutora do Alto Oeste já leva água para municípios

Prevista para ser concluída no primeiro semestre de 2016, o sistema Adutor do Alto Oeste já está abastecendo alguns municípios da região, entre eles Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste, a zona rural de Severiano Melo e mais recentemente Itaú e Taboleiro Grande.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), responsável pela execução da obra, e o Ministério da Integração, responsável financeiro, liberaram a Companhia de Abastecimento de Águas e Esgotos do RN (Caern) para começar a operar o sistema em alguns trechos, no intuito de normalizar o abastecimento de água nesses municípios que se encontravam em colapso.

“Nossa ideia é aumentar o número de cidades atendidas na medida em que a obra avance, ou seja, se os tubos chegam ao município, nós colocamos água na torneira” frisou o secretário Mairton França.

De acordo com o secretário, a conclusão da Adutora do Alto Oeste vai ter um impacto muito positivo na região, que é a mais castigada com a estiagem prolongada.

“O término do sistema vai garantir o alívio à população destas cidades. Sua conclusão não aconteceu ainda em virtude da crise financeira que afeta o país, em especial às obras que são financiadas pelo Governo Federal” acrescenta.

A Adutora do Alto Oeste vai abastecer 26 municípios da região, beneficiando com água de qualidade 208 mil pessoas. Ela é composta por dois sistemas independentes.

O sistema que faz captação na Barragem de Pau dos Ferros já foi concluído, mas ainda não está em funcionamento porque o reservatório se encontra totalmente seco. “Vamos torcer para que essas chuvas que estão caindo proporcionem rapidamente a recuperação do seu nível” disse Mairton França.

O sistema que capta água na barragem de Santa Cruz está com o percentual de execução de 95%.

Nesse caso, serão beneficiadas as cidades de Itaú, Rodolfo Fernandes, Tabuleiro Grande, Riacho da Cruz, Umarizal, Olho D’água dos Borges, Lucrécia, Frutuoso Gomes, Antônio Martins e João Dias. Já com a água do açude de Pau dos Ferros serão beneficiadas as cidades de Luís Gomes, São Francisco do Oeste, Rafael Fernandes, Marcelino Vieira, Pilões, Alexandria, Tenente Ananias, Riacho de Santana, Água Nova, José da Penha, Major Sales, Paraná e Pau dos Ferros. Inicialmente a obra também atenderá 66 comunidades rurais na bacia do alto e médio Apodi.

Fonte: Mossoró Hoje - Foto: Josemário Alves

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo