Páginas

“Parem de cortar o papai” diz filha de Gari que teve dedo cortado por vidro no RN

Foto: Arquivo/PMM

Em Mossoró, está cada vez mais comum presenciar a falta de respeito da população com a coleta de lixo, principalmente com os Garis, seja no trânsito com a falta de paciência em querer ultrapassa-los, (muitas vezes os colocando em risco de atropelamento) ou até mesmo com o descarte incorreto dos materiais. Esses profissionais que estão na linha de frente da limpeza na cidade, lidam diariamente com vários tipos de resíduos, como recicláveis, orgânicos e materiais cortantes. Portanto, a colaboração da população é fundamental.

– Já perdi as contas de quantas vezes me cortei ou me acidentei com algo indevido que a população coloca no lixo. Mesmo com nossos equipamentos de proteção individual (EPI), tem situações que acaba sendo inevitável, por isso que pedimos a população para que evitem materiais cortantes, seringas com agulhas e vidro, ou então as sinalize, marque, informe. A gente toma muito cuidado, seja no trânsito na hora de buscarmos o material, ou no recolhimento dele, mas a dinâmica diária é sempre muito corrida, e as vezes acaba acontecendo algo. Graças a Deus nunca teve nada sério, mas é preocupante e se o povo ajudar, todos sairão satisfeitos – disse um dos garis que preferiu não se indentificar.

Em contato com o profissional por meio de telefone, o portal “É Notícia Mossoró” foi surpreendido com um áudio ao fundo da filha do nosso entrevistado, dizendo “Parem de cortar o papai”. Essa mensagem é vista como um apelo coletivo para o cuidado que devemos ter com o próximo, e nesse caso para que possamos ter um pouco mais de responsabilidade no descarte daquilo que não nos é mais necessário.

SEGUE DICAS FV PARA UM MELHOR DESCARTE

1. Perfurocortantes

Seringas, agulhas, palito de churrasquinho e vidro quebrado não devem ser descartados junto com o restante do lixo, seja ele reciclável ou não. Até mesmo as lâmpadas exigem atenção especial, ainda que não estejam quebradas. O ideal é que esses itens sejam colocados separados, em um recipiente resistente que permita proteger outras pessoas ou animais que possam entrar em contato com o material.

2. Vidros

No caso do vidro, o ideal é enrolar os cacos em jornal e então colocá-los dentro de uma latinha de achocolatado vazia. No caso das latinhas de conserva apenas lembre-se de empurrar a parte serrilhada para dentro da própria lata, evitando que ela possa causar acidentes.

3. Lixo correto

Esteja atento sobre do que se trata o material perfurocortante a ser descartado. Em alguns casos, é possível colocá-lo no lixo reciclável, desde que sinalizado e separado dos demais. Este é o caso dos cacos de vidro e das lâmpadas, por exemplo. Lâminas de barbear devem ser colocadas no lixo comum, ainda assim devidamente separadas e sinalizadas. Já seringas e suas agulhas devem ser entregues ao lixo hospitalar, pois também oferecem possibilidade de contaminação.

4. Sinalize

Escreva no recipiente destinado ao descarte que se trata de um material perfurocortante. Coloque em letras grandes e bem visíveis: CUIDADO, MATERIAL CORTANTE. Ou escreva do que realmente se trata. Por exemplo: CUIDADO, VIDRO QUEBRADO.

Fonte: É Notícia Mossoró

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo