Páginas

Chuva de granizo atinge município de Caraúbas e outras cinco cidades do RN

Cidades da Região Seridó do Rio Grande do Norte registraram na tarde desta quinta-feira (13) chuva de granizo. O fato inusitado foi registrado em vídeo por moradores da região .

Moradores de cidades como Lagoa Nova, São José do Seridó, Jardim do Seridó, São Vicente, Acari e Caraúbas relataram o fenômeno - muitos desses nas zonas rurais.

Em um dos vídeos registrados por uma moradora, ela chega a dizer que estava vendo isso "pela primeira vez" na região.

Na zona rural de São Vicente, o registro foi feito na no sítio Saco de Luíza. Já em São José do Seridó, no Sítio Viração e também Malhada da Areia. Em Caraúbas, o fato se deu no Sítio Galho do Angico região de Miranda.

Fenômeno semelhante foi registrado na Paraíba, provocado por uma nuvem chamada Cumulonimbus. Isso ocorre quando há combinação de alta umidade e alta temperatura.

Chuvas intensas no RN

Esse fenômeno no Seridó acontece um dia após a região ter sido bastante afetada por uma intensa chuva, que atingiu também boa parte do Rio Grande do Norte. Em Caicó, principal cidade da região, a chuva chegou a 50 milímetros na quarta-feira e casou prejuízos a alguns moradores e comerciantes.

Houve ainda alagamento nas ruas e em casas e comércios. A Defesa Civil de Caicó vai se reunir na sexta-feira para fazer um levantamento das áreas de risco da cidade e estabelecer ações emergenciais. Em caso de urgência, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado.

“A Zona de Convergência Intertropical está atuando no Rio Grande do Norte trazendo condições favoráveis para chuvas”, explicou o chefe da unidade de Meteorologia, Gilmar Bristot.

Entre quarta e a manhã da quinta-feira, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) registrou chuvas em 93 municípios, que envolvem todas as regiões, mas especialmente na Região Central. O maior volume foi em Parelhas, com 81 milímetros.

Fonte: G1RN

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo