Compras pela internet tornaram-se cada vez mais populares por todo o
país. O advento da web, no mundo das transações comerciais, ainda é
visto com muita cautela por especialistas e ao mesmo tempo com muita
euforia por internautas, que aproveitam as facilidades e oportunidades
que só as vendas virtuais podem oferecer.
Em Mossoró, a recente chegada de grandes lojas no segmento de eletroeletrônicos e tecnologia não inibiu o crescimento notório das compras pelo computador. Muitas pessoas, em especial jovens de classe média, optam por realizar suas compras sem sair de casa
A fotógrafa Melissa Fabíola comenta que a internet se tornou solução para a falta de muitas demandas. Ela explica que no ramo da fotografia em Mossoró não existem lojas que vendam máquinas, nem equipamentos profissionais, fazendo com que muitos procurem a internet, ou façam viagens a Natal ou Fortaleza.
"Na última câmera que comprei, utilizei um conhecido sistema de compras virtuais que só libera o pagamento do vendedor após eu acusar a chegada do produto, o que me deu mais segurança. Além disso, analisei selos de confiança e comentários de outros compradores a respeito da loja que escolhi", comenta a fotógrafa.
O estudante Jonas Nobre disse que recentemente adquiriu diversos produtos tecnológicos através de uma compra virtual. Ele comenta que a escolha se deu levando em conta a praticidade, e a diferença de preço oferecida pelos sites, mas relembrou que medidas de segurança são extremamente importantes antes da aquisição via web.
"Comprei um tablet e dois celulares recentemente, a entrega foi rápida e satisfatória, fizemos tudo sem sair de casa, o que valeu muito a pena. O que é mais importante, na minha opinião, é ter cuidado para não comprar em sites que não sejam certificados ou desconhecidos", afirma Jonas, que recentemente comprou um celular mais de R$ 800,00 mais barato do que a média do mercado local.
Já o servidor público Mozart Xavier é mais categórico em suas compras, ele comenta que sempre foi acostumado a comprar analisando o produto, suas características e defeitos, por isso sempre foi habitual frequentar as lojas antes de fazer uma nova aquisição. Ele afirma que isso tem mudado gradativamente, pois ele tem começado a comprar livros pela internet, devido à variedade e praticidade, e percebe as vantagens das compras virtuais.
Especialistas em segurança na internet alertam que o mercado virtual, apesar de repleto de ofertas, ainda é incipiente, e pode gerar inúmeros transtornos a compradores inexperientes. Eles alertam que medidas de segurança são fundamentais, e ter certeza das implicações colocadas pelo vendedor também são importantes. Questões como acréscimo de juros, prazos de entrega e formas de pagamento precisam ser observadas com cuidado pelos interessados em compras pela internet.
Brasileiros têm usado cada vez mais a internet para compras
De
acordo com dados de uma agência de pesquisa nacional, o Brasil ocupa
hoje a terceira posição em quantidade de usuários ativos na internet
(52,5 milhões). No primeiro e segundo lugares estão Estados Unidos (198
milhões) e Japão (60 milhões), respectivamente.
De acordo com dados levantados, em 2012 foram gastos 22,5 bilhões em compras na internet Ainda assim, apenas 20% dos internautas brasileiros fazem compras virtuais; aqueles que ainda não compram, não o fazem por não considerar a operação segura (69%) ou porque não confiam na qualidade do produto (26%)
O Brasil é o primeiro colocado no mundo, quando o quesito é tempo de uso diário na internet. Em dezembro de 2012, os brasileiros gastaram em média 43 horas e 57 minutos navegando na internet. O tempo médio da França, que ocupa a segunda posição no ranking, é de 39 horas e 23 minutos. Depois aparece a Alemanha, com 37 horas e 23 minutos gastos por cada usuário.
Fonte: O Mossoroense