Páginas

Conheça um pouco sobre o Padre Possidio Lopes, o novo Pároco de Campo Grande

Padre Possidio Lopes dos Santos Neto, nasceu a 09 de junho de 1976 na Maternidade Dr. Manoel Vilaça de Martins-RN. Filho de Raimundo Nonato dos Santos e Francisca Maria dos Santos, residiu no Sítio Vertentes, Martins- RN, Hoje, município de Serrinha dos Pintos-RN, junto com seu único irmão Francisco de Assis dos Santos.

Foi batizado aos 22 de julho de 1976 na capela de Santa Luzia na Vila Pintada, município de Antônio Martins- RN, pelo Padre Guido Tonelotto (Na época ele assumia a Paróquia de Martins, juntamente com Pe. Walter). Aos 11 anos fez a sua 1ª Eucaristia também na capela de Pintada, desta vez pelas mãos do Pe. Walter Collini. Recebeu o sacramento da Crisma no dia 12 de março de 1993 na capela de Pintada pelo Bispo diocesano Dom José Freire. Foi ordenado diácono no dia 06 de junho de 2006 no III Retiro Diocesano das Santas Missões Populares, em Mossoró – RN, pelo bispo diocesano Dom Mariano Manzana e padre no dia 27 de dezembro do mesmo ano na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição em Martins-RN. Sua 1ª Missa foi no dia seguinte às 10h na capela de Pintada.

Depois de Ordenado Padre, assumiu a Paróquia de Nossa Senhora das Dores de Patu-RN (Patu e Messias Targino), como Administrador Paroquial, no dia 31 de dezembro de 2006, permanecendo até o dia 31 de dezembro de 2009. Neste intervalo também, assumiu a Área Pastoral Autônoma de Almino Afonso (Almino Afonso, Rafael Godeiro e Lucrécia) de 06 de janeiro de 2008 a 31 de dezembro de 2009. Assumiu a Paróquia de Martins (Martins, Serrinha dos Pintos, Antônio Martins e Frutuoso Gomes), como Pároco de no dia 06 de janeiro de 2010 até o dia 06 de janeiro de 2016. No dia 9 de janeiro de 2016 assumiu a função de Pároco na Pároco na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Pau dos Ferros até o dia 15 de Janeiro de 2022. Neste ínterim, assumiu também, pastoralmente, a Paróquia de São Sebastião do Encanto e Dr. Severiano. Tendo saído o Padre José Mário em janeiro de 2018, o seminarista e em seguida diácono Antoniel, assumiu a função de coordenador da paróquia auxiliado por Padre Possidio, que assumia as funções sacramentais no Encanto e Pe. Davi, que assumia sacramentamente Dr. Severiano. Isto, até o dia 09 de junho de 2019, quando Pe. Antoniel assumiu a Paróquia como Administrador.

O Padre Possidio agradece a luz do Espírito Santo que o guiou nestes 15 anos de sacerdote e a colaboração de religiosas e leigos que juntos fizeram o trabalho pastoral e missionário acontecer nas paróquias por onde passou e roga à Trindade Santa a sua proteção para que junto com a comunidade da Paróquia de Santana possa seguir com fidelidade no anúncio do Reino de Deus.

Seus estudos:

Padre Possidio cursou a 1ª e a 2ª série do ensino fundamental na Escola Municipal Vertentes, tendo como professora a Senhora Rita Severina. A 3ª e a 4ª na Escola Estadual Pintada com a Senhora Maria Emília. Da 5ª a 8ª série, como também o 1º e o 2º ano do Ensino Médio foram cursado na Escola Estadual Joaquim Inácio em Martins-RN. O 3º ano foi cursado no Colégio Diocesano de Santa Luzia em Mossoró-RN, pois já estava no Seminário. 

O Seminário Maior de Filosofia e Teologia foram cursados no Seminário Arquidiocesano da Paraíba (João Pessoa – PB), em Instituto próprio do Seminário. Fez reconhecimento da Teologia na Faculdade Católica de Fortaleza. E por fim, fez Pós-graduação em Direito Matrimonial Canônico pela Faculdade Dom Heitor Sales em Natal.

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo