Páginas

DRA. MARIANA VIEIRA - O que é Autismo?

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância.

.

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5 (referência mundial de critérios para diagnósticos), pessoas dentro do espectro podem apresentar déficit na comunicação social ou interação social (como nas linguagens verbal ou não verbal e na reciprocidade socioemocional) e padrões restritos e repetitivos de comportamento, como movimentos contínuos, interesses fixos e hipo ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais. Todos os pacientes com autismo partilham estas dificuldades, mas cada um deles será afetado em intensidades diferentes, resultando em situações bem particulares. Apesar de ainda ser chamado de autismo infantil, pelo diagnóstico ser comum em crianças e até bebês, os transtornos são condições permanentes que acompanham a pessoa por todas as etapas da vida.

.

O diagnóstico é clínico, ou seja, é feito a partir de avaliação médica e multidisciplinar.

Os exames são complementares e não fazem diagnóstico de Autismo e sim de condições associadas.

.

SINAIS QUE DEVEM SER OBSERVADOS:

- Evita contato visual

- Desenvolvimento da fala parece diferente

- Costuma a mexer os dedos e as mãos de forma peculiar

- Faz movimentos repetitivos sem motivo aparente

.

.

Para mais orientações, procure um psiquiatra.

TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO NA GESTAÇÃO

.

Os transtornos psiquiátricos podem causar uma série de riscos para a gestante e para o feto, estes proporcionais a intensidade dos sintomas e descontrole comportamental associado ao transtorno. Esses efeitos incluem a recusa de cuidados pré-natais, incapacidade para seguir orientações médicas, depressão pós parto, parto prematuro, desnutrição, abuso e dependência de álcool e drogas, tabagismo, risco de suicídio.

.

Alguns estudos demonstram uma prevalência significativa de transtornos psiquiátricos durante a gravidez, e um risco aumentado de recaída nos pacientes psiquiátricos que interrompem a medicação.

.

Patologias como a depressão, a mania e a esquizofrenia podem ocorrer ou piorar durante a gravidez. Depressão e as psicoses pós parto também são problemas importantes que acometem as puérperas.

.

Existem medicações seguras para uso durante a gestacao para os mais diversos transtornos mentais. Como também existem medicações contraindicadas nesse período.

.

O mais importante é conversar com o médico psiquiatra sobre o desejo de engravidar, assim como, qual a medicação é a mais segura para o tratamento determinado transtorno.

.

Não abandone o tratamento antes de conversar com seu médico. Em caso de duvidas, procure um psiquiatra!

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo