Páginas

Jovem Mossoroense desenvolve projeto que conscientiza e estimula pessoas a realizarem o descarte correto de medicamentos vencidos ou inutilizados

Atire a primeira pedra quem nunca fez a limpeza do armário e se deparou com um “monte” de remédios vencidos na farmacinha doméstica... A maioria certamente os jogou no lixo comum, na pia ou no vaso sanitário, contribuindo para que eles contaminassem solos e cursos d’água com substâncias químicas. Mais ainda, colocando em risco a saúde das pessoas que tivessem contato com esses materiais. Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz em 2003 no município de São Paulo apontou que 82,5% da população pesquisada descartava os medicamentos vencidos no lixo doméstico. Nada bom!

A aluna Luana Naiana Ferreira, de Mossoró, estudante do 7° período do curso de Farmácia, FACENE/RN, desenvolveu no seu Trabalho de Conclusão de Curso, um coletor de medicamentos em desusos ou secos, sobe orientações dos professores Rodrigo Dias Alves e Jéssica Costa. O coletor será implantado dentro da instituição de ensino FACENE, mas aberto a comunidade.

Segundo a pesquisadora “Os medicamentos vencidos podem provocar sérios problemas à sua saúde e também, se jogados em lixo comum ou pias e vasos sanitários, contaminam o meio ambiente. Agora eles têm lugar certo para descartar.”

O medicamento descartado de forma incorreta pode chegar onde menos se imagina: no chão que você pisa, na água que você bebe, no alimento de cada dia, causando sérios danos ao meio ambiente e à sua saúde, afirma o Professor Rodrigo Dias Alves.

O projeto “Super Cápsula” é uma iniciativa pioneira em Mossoró-RN, tem como objetivo conscientizar e estimular as pessoas a realizarem o descarte correto de medicamentos vencidos e/ou inutilizados.

Como não há a obrigatoriedade, nem todas as farmácias dispõem dos coletores. A medida, sugerida pela Anvisa, depende da política de cada estabelecimento.

Os interessados no descarte consciente podem levar os medicamentos fora de uso até a FACENE, que está localizado na Av. Pres. Dutra, 701 - Alto de São Manoel, Mossoró – RN.

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo