Páginas

Universitário de Janduís ministra voluntariamente curso de informática básica para alunos da Escola Estadual Professor Daniel Gurgel

Jovem universitário formando do curso de Computação do NEaD-UFERSA, Jacyntho Filho, ministra voluntariamente curso de informática básica, com material complementar sobre noções de algoritmo e lógica de programação para alunos do ensino fundamental e médio na Escola Estadual Professor Daniel Gurgel - Janduís RN.

A iniciativa se deu por meio do programa Semiárido Digital coordenado pela DRa. Christiane Fernandes e Dra. Danielle Casillo. Sendo firmado uma parceria da UFERSA com a Escola Estadual Prof. Daniel Gurgel sob direção do Prof. Rênio Gurgel e equipe, com a finalidade de oferecer curso de informática básica para alunos matriculados na escola supra citada.

Diante desse contexto duas turmas estão sendo formadas, uma do 9º ano do ensino fundamental e uma do 1º ano pro médio. O curso teve início no dia 08 de maio e terá 10 encontros presenciais com carga horaria de 60 horas, sendo concluído sua primeira etapa no início do semestre letivo 2019.2 e retornando suas atividades no mesmo semestre para a formação de 2 novas turmas.

Umas das propostas do Programa Semiárido Digital é desenvolver a cultura digital no âmbito das comunidades dos municípios de Angicos, Apodi, Caraúbas, Fernando Pedroza, Janduís e Mossoró, localizados no Semiárido Potiguar.

Essa interação universidade-sociedade expressa a relação entre a tríade pesquisa, ensino e extensão, qualificando, cada vez mais, a atuação universitária. O programa Semiarido Digital já certificou centenas de alunos em várias cidades da região com cursos de informática básica. Por sinal a cidade de Janduís foi contemplada com o curso no início de 2017, com a formação de alunos da zona rural e da rede pública de ensino.

Jacyntho Filho destacou a importância do programa, inclusive parabenizou a iniciativa da UFERSA por meio das coordenadoras Dra Christinae e Dra. Danielle Casillo e da escola por meio do diretor Rênio Gurgel em firmar parcerias cuja finalidade é oferecer cursos importantes como esses para a classe estudantil. Concluiu que essa ideia de ministrar aulas de informática básica de forma voluntaria é uma forma de retribuir ao município de Janduís a conquista de estar se formando em uma Universidade Federal de credibilidade: UFERSA; de estar cada vez mais se qualificando para o mercado de trabalho e como também compartilhar conhecimentos para toda comunidade interessada em aprender tecnologias da informação e comunicação.

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo