Páginas

Pesquisadores encontram animais com Doença de Chagas em Caraúbas, Caicó, Acari e Marcelino Vieira

A doença de chagas ocorre predominantemente nas regiões Norte e Nordeste e é caracterizada pela infecção pelo Trypanossoma cruzi. Uma pesquisa recente mostrou que nos municípios de Caraúbas,Caicó, Acari e Marcelino Vieira 42% dos cães inspecionados estão infectados com o agente causador da doença de Chagas.

A doença não é transmitida através do animal mas este funciona como “reservatório” para que o Triarominio - Barbeiro - se infecte e a partir dai possa transmitir a doença para o homem através da picada. Ela também pode ser transmitida pela forma oral quando se ingere algum alimento com restos do triatomíneo infectado. Os sintomas da infecção aguda incluem vermelhidão no lugar da picada, febre, gânglios aumentados e mal estar.

O mal de Chagas - em sua fase crônica - se caracteriza por alterações nos nervos que levam a uma série de manifestações no sistema digestivo e cardiovascular. “Pode levar mais de 20 anos desde o momento inicial da infecção até o desenvolvimento de problemas cardíacos ou digestivos. A taquicardia ventricular e a insuficiência cardíaca podem causar morte súbita”, alerta o cardiologista Filipe Rêgo do Sistema de Saúde Hapvida.

As manifestações digestivas incluem dificuldade para engolir e constipação intestinal. Ele lembra que na maioria dos pacientes a doença se apresenta na forma indeterminada da patologia onde existe apenas a alteração sorológica e o paciente é assintomático.

É nessa fase que se faz importante o acompanhamento para diagnosticar as alterações precocemente.

Fonte: Mossoró Hoje

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo