Páginas

Com 355,7 milímetros registrados, Jucurutu, RN, tem janeiro mais chuvoso dos últimos 108 anos

O Rio Grande do Norte começou 2019 com um mês de janeiro chuvoso, principalmente na região Oeste do estado. O município de Jucurutu foi o que mais registrou precipitações ao longo do mês, com acúmulo de 355,7 milímetros – que representa 348,5% da média normal prevista para o período, que é 79,3 mm. O mês foi o mais chuvoso desde o início do recolhimento dos dados, em 1911, segundo a Empresa de Pesquisas Agropecuárias do RN (Emparn).

O segundo município mais chuvoso foi Janduís, também na região Oeste, onde choveu 243,5mm. Os volumes de chuva em Jucurutu e Janduís, contribuíram para o aumento da média do mês na região Oeste, 25,3% acima da expectativa. Na região Central esse aumento do volume médio de janeiro foi ainda maior, choveu 34,3% a mais que o normal para o período.

“As chuvas ocorridas em janeiro de 2019 no Estado, foram devido à atuação do sistema meteorológico Vórtice Ciclônico de Ar Superior (VCANS), e em alguns momentos, juntamente com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT)”, explicou meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot.

De acordo com ele, a atuação desses dois sistemas juntos favoreceu a ocorrência de chuvas nas regiões Oeste e Central, mas atuou com menos intensidade nas regiões Agreste e Litoral, onde o volume de chuva registrado ficou abaixo da média, principalmente no Litoral onde choveu 60% a menos do que normalmente chove no mês de janeiro.

Mesmo tendo chovido bem no sertão potiguar, a falta de chuva no litoral puxou a média do Estado para baixo, o volume de chuva no mês de janeiro em todo o Estado ficou 7% abaixo da média. Ao todo, 39 municípios tiveram volume acumulado acima dos 100 milímetros.

Previsão para Fevereiro

De acordo com a Emparn, as atuais condições dos oceanos e da atmosfera mostram presença do Fenômeno El Niño fraco no oceano Pacífico, com tendência de apresentar uma diminuição na sua intensidade nos próximos meses. Esse comportamento é favorável à ocorrência de chuvas na região Nordeste para o período de fevereiro a maio, quando associado às boas condições apresentadas pelo Oceano Atlântico, onde a bacia norte deste oceano está mais frio do que a bacia sul.

Para fevereiro, as previsões indicam que as chuvas deverão continuar, mas com uma melhor distribuição espacial, quando comparado à janeiro.

Fonte: Edilson Silva

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo