Páginas

Barragem de Umari continua secando em Upanema

Upanema registrou o mês de janeiro mais chuvoso dos últimos 10 anos, e na vizinha cidade de Campo Grande, não foi diferente. Mesmo assim, o volume das chuvas não foi suficiente para elevar a lâmina de água da Barragem “Senador Jessé Pinto Freire”, que é popularmente chamada de barragem de Umari.

No último relatório divulgado pelo Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (IGARN), o reservatório aparece com 99.093.704,00 milhões de metros cúbicos, o que representa 33.84% de sua capacidade total de armazenamento, que é de 292.813.650,00 m³.

Em contato com a nossa redação, o Igarn destacou que aguarda o conserto da válvula dispersora, que está quebrada há mais de um ano e regula a passagem de água na comporta. A vazão atual é de 738 litros por segundo, o que poderá ser reduzido, ou interrompido, após analise no Comitê responsável.

A manutenção da válvula depende da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hidricos, a Semarh, que alega falta de recursos financeiros para manutenção no reservatório.

Fonte: Upanema.Net

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo