Páginas

Dia da Saúde Ocular: falta de cuidados e de higiene pessoal são principais causadores de doenças


Nesta terça-feira (10) é comemorado o Dia da Saúde Ocular, e sabia que os principais causadores de doenças nos olhos podem ser evitados? O oftalmologista Igor Államo, do Hapvida, relata que a falta de cuidados e de higiene pessoal são os principais vilões da saúde ocular. “Isso leva muitas vezes a quadros infecciosos de conjuntivite”, acrescenta.

Hoje em dia existe uma maior preocupação com a saúde ocular, mas o uso exagerado e inadequado de equipamentos como celular e computador contribui para colocar a saúde dos olhos em risco. “O uso do celular e do computador deve ser feito pelo indivíduo com a correção óptica adequada, seja com o uso de óculos ou lentes de contato, proporcionando melhor acuidade visual e melhor rendimento na leitura”, orienta o oftalmologista.

É preciso ter bastante cuidado também antes de usar colírios, lentes de contato e óculos vendidos em farmácia, buscando sempre orientação médica. “É importante sempre lembrar do perigo da automedicação, como do uso de colírios, por exemplo, incluindo sobre o perigo do reaproveitamento do mesmo medicamento por vários indivíduos da mesma família”, alerta.

Igor Államo ressalta que a prevenção deve ser o carro chefe no combate das doenças oculares ou qualquer outra. “Estudos comprovam ser muito mais barato e eficaz investir em prevenção que no combate à doença já instalada”, observa.

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo