Páginas

Agricultores familiares de Upanema terão central de comercialização própria

Está muito perto de se tornar realidade o sonho dos agricultores familiares de Upanema. É que o Governo do RN, por meio do Governo Cidadão, Sethas e Banco Mundial, está construindo uma Central de Comercialização da Agricultura Familiar no município que irá beneficiar mais de 20 famílias de agricultores e proporcionar um espaço único para vender os próprios produtos.

Ramilson Nunes da Rocha, 39, é um dos beneficiados que enxerga na Central um novo momento para os agricultores do município. “Cada um vai ter seu ponto certo e com a ampliação da produção, teremos variedade para oferecer aos clientes”, diz. O aumento da produção se dará com a distribuição de kits de irrigação, também incluída no projeto. Além de kits de artesanato e máquinas de costura para as mulheres.

A maioria dos agricultores já produz hortaliças como alface, pimentão, coentro e frutas como acerola, mamão, banana, melão. Com a ampliação da área de produção, querem plantar goiabeira, coqueiro e feijão verde. “As pessoas pedem muito coco, tanto seco quanto verde. E o feijão verde também é muito procurado”, diz o agricultor Ubiratan Rocha, 51, que também produz queijos.

Na visão de João Mariano da Silva, 40, todos vão ganhar com a Central – tanto os agricultores familiares quanto o próprio município. “Muitas vezes voltamos pra casa com sobra e todos os produtos se perdem. Agora vamos ter onde guardar o que sobrar e nada mais vai se perder”, destaca.

As mulheres serão beneficiadas com as máquinas de costura e terão um espaço para comercializar o próprio artesanato dentro da Central. “É um sonho realizado porque sabemos que máquina de costura industrial é muito caro. Não teríamos como ter isso se não fosse esse projeto”, diz a artesã Rosilene de Oliveira Silva, 49.

O projeto está orçado em R$ 438 mil, sendo R$ 274 mil para construção e equipagem da Central e o restante para os kits de irrigação e de costura. Para o coordenador do projeto Governo Cidadão, Vagner Araújo, a Central de Comercialização inaugura um novo momento em Upanema. “É a garantia de um local próprio para vender sua produção, sem atravessadores”, destaca.

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo