Páginas

Medico plantonista da cidade de Triunfo Potiguar fala sobre o Câncer de Próstata

O mês novembro azul é um movimento internacional que busca a conscientização a respeito do câncer de próstata e da saúde masculina. A campanha, mundialmente conhecida como Movember, visa alertar os homens da importância do diagnóstico precoce. O campanha é realizada no mês de Novembro por conta do Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, comemorado no dia 17 de novembro.

A próstata é uma glândula, do tamanho de uma noz, que está situada logo abaixo da bexiga e é atravessada pelo canal uretral. Devido a relação, patologias que acometem a próstata podem levar a manifestação urinarias e problemas de micção. A próstata tem uma importante função na fase reprodutiva. Nesse período, ela produz parte de liquido seminal que serve para nutrir e transportar os espermatozoides provenientes dos testículos.

Em entrevista ao nosso site, Dr. José Freire, medico plantonista da Maternidade Etelvina Vieira de Melo, relatou que o Câncer de próstata é o segundo mais comum entre nos homens, perdendo apenas para o de Pele e entre 6 homem 1 é diagnosticado com a doença.

Dr. José Freire também alertou sobre alguns sinais e sintomas do câncer de próstata como: Dor urinar ou queimação urinaria, demora urinaria, sensação de bexiga cheia após urinar, jato urinário fracos, mal frequência para urinar e interrupção quando se estar urinando.

Segundo o médico de plantão, o câncer na próstata pode ser diagnosticado pelo exame de toque retal e por um exame de sangue que verifica a quantidade de antígeno prostático específico o (PSA) no organismo. Porém o exame, ambos devem ser realizados anualmente por homens com mais de 50 anos para detecção precoce da doença ou caso exista fator de risco no histórico familiar, obesidade ou raça negra pode ser realizado em homens a partir dos 40 a 45 anos.

Portanto, concluímos com tratamento que pode ser com a Radioterapia, Quimioterapia, procedimento cirúrgico (Prostatectómia), hormonal e o expectante quando o câncer não é tão invasivo.

Fonte: Triunfo News

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo