Beneficiária do Bolsa Família de Triunfo Potiguar exerce ato de honestidade ao pedir desligamento do Programa

Janicleide era Beneficiaria do Bolsa Família mais tendo em vista ter atingindo uma renda que já não se encachava mais nos critérios do benefício procurou a CRAS para fazer o DESLIGAMENTO VOLUNTARIO.

O que é Desligamento Voluntario?

É quando uma família por livre e espontânea vontade diz não precisar mais do benefício e pede o desligamento voluntário, para dessa forma não receber mais o benefício. Essa simples ação dá a oportunidade a outra família de participar do programa, pois abre uma vaga. Poucas famílias tomam essa decisão por achar que não poderão mais nunca fazer parte do programa ou que a qualquer momento podem voltar a condição anterior de vulnerabilidade social. Antes de tudo, o desligamento voluntário ajuda também o Governo Federal a identificar as famílias que tiveram melhorias e como o programa favoreceu nessa melhoria vivenciada pela família.

Meu cadastro é excluído?

Não, antigamente havia sim a exclusão do cadastro, mas após algumas mudanças o Programa entendeu que a família pode e deve ter o cadastro atualizado e apenas o cancelamento do benefício.
Dessa maneira a família pode usufruir de outros benefícios de programas vinculados ao Cadastro Único e que exigem o cadastro atualizado.

Posso voltar para o programa e voltar a receber o Bolsa Família?

Sim, as famílias que pedem o desligamento voluntário podem pedir para retornar ao Bolsa Família. O prazo limite para isso é de até 36 meses, prazo que a família pode pedir para voltar caso necessite realmente do benefício. Isso não garante o recebimento das parcelas anteriores, mas apenas a inserção novamente na lista de pagamento do programa. Essa ação faz parte do chamado “Retorno Garantido” para quem pediu o desligamento voluntário.

O desligamento voluntário depende exclusivamente de uma decisão do Responsável Família. Ninguém pode obrigar a família a fazer o desligamento voluntário. Como o nome já diz, o desligamento é uma ação voluntária do Responsável Familiar.

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo