Páginas

Escola na zona rural de Upanema trabalha a reciclagem do lixo produzido pela comunidade

Na localidade de Bom Jesus, na zona rural de Upanema, o lixo está tendo um destino bem diferente do que é costumeiro. Ao invés de ser jogado nas ruas ou mesmo coletado para o aterro sanitário da cidade, parte do lixo produzido pela comunidade está sendo reciclado e ganhando novas utilidades.
A iniciativa está sendo realizada na Escola Municipal Armando Barbalho e faz parte da capacitação realizada pela Prefeitura Municipal de Upanema, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, com professores que atuam nas salas de aula multiseriadas das escolas da rede municipal de ensino.

A ideia surgiu através do Programa Escola da Terra, do Governo Federal, que tem como finalidade a capacitação de professores que lidam com turmas multiseriadas na zona rural. Em Upanema, 8 das 9 escolas municipais estão em localidades rurais. Cada escola foi instruída a elaborar um projeto de intervenção nas localidades em que estão localizadas, para ser trabalhado com a comunidade.

Na localidade de Bom Jesus, os moradores estão trabalhando a reciclagem do lixo produzido por eles. Garrafas pet, vidros e papelão estão sendo reaproveitados e gerando renda aos participantes. É que o material produzido é vendido pelos próprios moradores. A oportunidade de fazer negócios vai ser massificada com a realização de uma exposição de toda a produção no mês de setembro.

“Esse projeto aproximou a comunidade da escola e está proporcionando uma renda extra às famílias, pais de alunos, que participam do projeto”, destaca Marilene Cruz, coordenadora geral de Educação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e tutora do Programa Escola da Terra.

Os encontrou são realizados uma vez por semana na unidade escolar e envolve professores, alunos e pais de alunos na reciclagem do lixo e produção de objetos diversos.

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo