Escola da zona rural de Upanema transforma pneus velhos em arte

Localizada no Projeto de Assentamento Nova Vida, na zona rural de Upanema, a Escola Municipal Antônio Paula da Silva está dando uma lição de preservação do meio ambiente. Através do talento de uma das servidoras desta unidade de ensino, pneus velhos estão se transformados em arte com a confecção de vasos de jardim. Assim, o que era lixo e degradava o meio ambiente, agora deixa a escola ainda mais bonita.

A diretora da escola, Maria Yaponira, informa que o projeto nasceu durante a Semana do Meio Ambiente. “Tomamos conhecimento que uma de nossas servidoras trabalhava com esse tipo de arte e decidimos dar um destino aos pneus velhos dando uma nova utilidade para esse material”, destaca.

Por meio das mãos talentosas da servidora pública do município, Damiana Ozana, os pneus são transformados em vasos em vários formatos, mas sempre fazendo uma louvação às aves e aos animais. Zebras, patos, araras e elefantes fazem parte da coleção artesanal.

Maria Yaponira destaca que toda a escola foi ornamentada sem a necessidade de gastar um centavo e há até pessoas interessadas em comprar as peças. “O trabalho está sendo elogiado por toda a comunidade e visitantes, que, inclusive, pergunta sobre a disponibilidade de peças para venda.”, comemora.

Além de deixar o ambiente escolar melhor, a iniciativa também atenta para a possibilidade de reaproveitamento de materiais que geralmente são jogados no lixo e levam até centenas de anos para se decomporem. A borracha dos pneus, por exemplo, tem tempo de decomposição indeterminado.

Para combater o descarte de pneus velhos no meio ambiente, a Prefeitura Municipal de Upanema vai realizar uma campanha de conscientização com oficinas de veículos e borracharias. Além disso, um container de lixo será disponibilizado para depósito dos pneus.

Fonte: Upanema.NET

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo