Páginas

Rio Upanema voltará a receber águas da Barragem de Umari

Após chuvas que deram fluxo normal ao Rio do Carmo, Igarn decidiu fechar válvula que liberava água da barragem para o rio, no intuito de acumular água para o inverno

Representantes do Instituto de Gestão das Águas (Igarn), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e Companhia de Águas e Esgotos (Caern) representaram o Governo do Estado do Rio Grande do Norte em reunião realizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi Mossoró em Areia Branca.

Durante a reunião, os representantes do Comitê, autoridades locais e representantes da sociedade civil apresentaram reivindicações referentes à reabertura da válvula dispersora de água da Barragem de Umari.

Durante os últimos meses, as chuvas ocorridas na região proporcionaram que o Rio do Carmo, normalmente perenizado pelas águas de Umari, pudesse voltar a ter fluxo naturalmente, o que fez com que, visando Gestão dos Recursos Hídricos, o Igarn fechasse a válvula que liberava água da barragem para o rio, no intuito de conseguir acumular um maior volume de água no reservatório para que o manancial suporte a estiagem até o próximo inverno.

Segundo estudos dos técnicos do Igarn, a ação possibilitou um saldo positivo de, aproximadamente, 10% no volume do manancial, mesmo com as chuvas irregulares na região. Após as reivindicações, em comum acordo com os presentes na reunião, ficou definido que entre os dias 14 e 19 a válvula dispersora será novamente aberta, liberando uma vazão de 200 litros por segundo para o Rio Do Carmo até o final do mês de maio, quando será realizada uma vistoria pelos órgãos competentes para verificar a situação do rio e do reservatório.

No início de junho também será realizada audiência pública e reunião extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi Mossoró, em Upanema, para definir a forma de uso e a gestão após o fim do período invernoso de 2017 visando a manutenção das águas da barragem.

Fonte: Agora RN

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo