Comportas da Barragem de Umarí em Upanema são fechadas para aumento da reserva de água

O IGARN linfoma que não há previsão para que as comportas sejam reabertas, mas que está fazendo o acompanhamento e poderá rever a decisão após a diminuição das chuvas

Em contato com a nossa redação, o diretor-presidente do Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte(Igarn), Josivan Cardoso Moreno, confirmou a notícia sobre o fechamento das comportas da Barragem de Umarí, realizada no último dia 13 (segunda-feira), como forma de economizar a água, e consequentemente aumentar a quantidade deste importante recurso no reservatório, que considerado o terceiro maior do estado em relação a sua capacidade total.

Josivan destaca que as comportas da barragem foram fechadas em cumprimento a legislação de recursos hídricos, e que o órgão está realizando o monitoramento periódico do Rio e também da Barragem. “Com as últimas precipitações, o rio está com um bom volume de água, o que possibilita o fechamento das comportas da barragem para que a mesma possa aumentar sua reservar”, destacou.

O diretor ressaltou ainda que o fechamento das comportas foi tratado na audiência pública realizada pelo órgão em Upanema em 2016, e que a operação poderá ser revista com a paralisação do período chuvoso, o que provocaria a falta de água no Rio Upanema. “Isso promoverá uma melhor gestão, principalmente, se houver agravo da seca na região”, concluiu.

Fonte: Upanema.net

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo