Campo Grande e outras cinco cidades ficam sem água após problema em adutora

Correção do problema deverá ser encaminhada em cerca de dez dias

O aumento do volume do curso d’água proveniente da Barragem Armando Ribeiro que passa próximo à captação da adutora Arnóbio Abreu (Médio Oeste), entre Jucurutu e Triunfo Potiguar, deslocou a tubulação da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) que leva água para seis cidades da região Oeste.

A previsão é que o conserto seja realizado no prazo de dez dias. Os municípios de Paraú, Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduís, Messias Targino e Patu ficarão neste período sem abastecimento.

O local onde é feita a captação da adutora Médio Oeste é de difícil acesso e fica próximo a uma região com muitas serras. Com as chuvas ocorridas, no final de semana, dois cursos d’água com acentuadas vazões danificaram os tubos da adutora de água bruta.

Em função da estiagem prolongada que já dura quase cinco anos, desde o ano passado todas as cidades abastecidas pelo Sistema Adutor Médio Oeste estão com o seu regime de abastecimento de forma intermitente, ou seja, sujeitas ao sistema de rodízio.

Para se ter uma ideia, do quanto tem representado esse longo período de ausência de chuvas no rio Açu e consequentemente na Barragem Armando Ribeiro, a Caern necessitou transferir a captação de água a cerca de três quilômetros do ponto original usando para isso uma balsa flutuante, equipada com as motobombas.

À medida que a redução no volume aumenta, o ponto de captação vai sendo deslocado.

“Graças ao empenho da área operacional da empresa e o apoio de toda a Diretoria, as cidades que compõem a Médio Oeste não sofreram grandes períodos de interrupções nos seus abastecimentos de água, tendo em vista que a Caern não mediu esforços em captar água fora da posição original e atender dentro do possível as demandas das cidades citadas”, conclui o engenheiro da Caern, Isaias Costa Filho.

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo