Prefeitura Municipal de Campo Grande inaugurou Abatedouro Público

Foto: Portal CG RN
A Prefeitura Municipal de Campo Grande/RN, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Abastecimento, realizou no sábado (03/09), a solenidade de inauguração do Abatedouro Público Municipal de Campo Grande/RN, empreendimento este que teve sua obra de construção iniciada na gestão anterior, sendo que de lá para cá o mesmo teve que passar por inúmeras adequações físicas e estruturais para atender as legislações que normatizam esse tipo de equipamento.

O prefeito Bibi de Nenca esteve prestigiando a inauguração do primeiro abatedouro de bovinos, caprinos,ovinos e suínos certificado com o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) na região do médio-oeste do Estado do Rio Grande do Norte, tornando-se o nosso município uma referência na região. Destacando-se ainda que o abatedouro atende as normas técnicas do IDEMA e IDIARN, sendo que o mesmo já possui as licenças de instalação e funcionamento.

Participaram ainda do ato inaugural, a secretáriaMunicipal de Agricultura, Irene Galdino, demais membros da Secretaria Municipal de Agricultura, o médico veterinário Dr. Edson Veras Filho, responsável pelo selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), além de representantes dos marchantes do município e da coordenação que irá gerenciar o abatedouro, além dos demais secretários e secretárias que fazem parte da administração municipal, agricultores e agricultoras familiares e cidadãos e cidadãs da zona urbana e rural que vieram prestigiar esse importante acontecimento.

O abatedouro municipal de Campo Grande recebeu a denominação de Francisco Henrique de Lucena (Chico de Neném) in memória, em homenagem a esse campo-grandense que construiu grande parte de sua história de vida no ramo de marchante a muitos anos atrás em nosso município, sendo o mesmo progenitor de grande descendência familiar. Inclusive diversos descendentes familiares de seu Chico de Neném se fizeram presentes à solenidade, onde coube ao seu neto e filho, Arquimedes de Oliveira Neto, agradecer em nome dos demais filhos e netos essa homenagem ao patriarca da família. O abatedouro está localizado na área rural de Campo Grande a cerca de 2 km do perímetro urbano do município na margem direita da BR 110 sentido Campo Grande – Upanema.

O prefeito Bibi de Nenca enalteceu essa grande conquista para Campo Grande, falando da grande luta que foi a construção, a aquisição de diversos equipamentos e a posterior implantação do mesmo, sendo que grande parte dos recursos gastos foram próprios do município. A inauguração do abatedouro, além de um marco histórico é motivo de orgulho para o município. “É uma honra sabermos que o primeiro abatedouro de bovinos, ovinos e suínos com certificado próprio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em todo o médio-oeste potiguar está localizado em nosso município”, apontou o prefeito. “Este abatedouro representa também uma alternativa para os criadores comercializarem seu produto com a certeza da inspeção, e da segurança alimentar e saúde pública da população”, continuou.

O SIM visa o controle da qualidade dos produtos de origem animal, como carnes, queijo, ovos, entre outros, inspecionando a sanidade animal, o local e a higiene, certificando com selo de garantia todos estes produtos. “A partir do SIM é possível garantir ao consumidor final um produto de qualidade, evitando riscos à saúde dos cidadãos e possibilitando aos pequenos produtores uma alternativa segura para o abate e a comercialização dentro das normas legais de higiene, de bovinos, caprinos, ovinos e suínos”, explicou a Secretária Municipal de Agricultura, Irene Galdino.

Para a secretária Irene Galdino, a certificação do SIM oferece benefícios para toda população. “Ganha o poder público, o produtor e o consumidor final, que tem a oportunidade de adquirir um produto inspecionado, sabendo inclusive qual é a sua procedência”, finalizou a mesma.
Para ver a cobertura completa em fotos, clique no álbum abaixo:
 https://www.facebook.com/CGnaMidia/photos/?tab=album&album_id=1150569471681538

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo