Plano Municipal de Educação entra na fase de monitoramento e avaliação em Campo Grande

Aprovado em 2015, o Plano Municipal de Educação, documento que orienta a área educacional do município durante o período de dez anos, entra em uma nova etapa: o processo de monitoramento e avaliação.

A Secretaria Municipal de Educação reuniu integrantes da comissão técnica e coordenadora do Plano Municipal de Educação para esclarecer como ocorrerá este processo e a responsabilidade destas novas comissões frente a nova fase, que inicia com o monitoramento e avaliação do PME de Campo Grande.

A reunião aconteceu no dia 31 de agosto no auditório da SEMEC com a participação da equipe técnica, representada pelos servidores da educação municipal: Ana Maria de Medeiros Saldanha e Felipe Laydson de Melo Fernandes.

A equipe técnica será responsável pelo levantamento e sistematização de todos os dados e informações referentes ao plano, contribuindo para que a comissão coordenadora possa desencadear suas proposições, respaldada em fontes oficiais e em sintonia com o Poder Executivo.

O preenchimento da Ficha de Monitoramento objetiva acompanhar as metas e estratégias, descrevendo a meta, os indicadores, as fontes de dados e uma nota técnica sobre a dificuldade de aferição ou as adequações sugeridas para avaliação.

Após sistematização dos dados, a equipe técnica envia as informações para a comissão coordenadora, que poderá promover reuniões para estudos e debates, de forma a emitir relatórios sobre a evolução das metas contidas no plano, a cada ano.

Estes Relatórios Anuais de Monitoramento devem ser amplamente divulgados e socializados, por meio eletrônico e presencial, em reuniões nas escolas, nos fóruns e nos conselhos de educação.


Plano Municipal de Educação de Campo Grande

O Plano Municipal de Educação é um documento importante que planeja a educação para os próximos 10 anos. Nele, constam as 20 metas e estratégias para serem cumpridas na educação brasileira, como o aumento de matrículas em todos os níveis escolares e um padrão de qualidade mínimo em todas as escolas do país. O PME de Campo Grande foi aprovado e transformado em lei municipal no dia 18 de Junho de 2015.

É importante que os atuais representantes políticos bem como os futuros conheçam o Plano de Educação, pois as ações a serem executadas pela educação nos próximos 10 anos, estão estabelecidas neste documento, por força de lei. Todos os recursos que serão destinados aos estados e municípios estão diretamente vinculados a execução deste planos nas três esferas (nacional, estadual e municipal).

Agora, o objetivo é fortalecer e mobilizar o Fórum Permanente, com a participação de entidades e grupos representativos do município relacionados à educação e a sociedade civil em geral.
Fonte: Blog da SEMEC

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo