Campo Grande e cidades vizinhas entram ‘colapso’ de água no RN

Os seis municípios atendidos pelo Sistema Produtor Integrado Médio-Oeste, também conhecido por Adutora Arnóbio Abreu, estão sendo incluídos na lista das cidades potiguares em situação de colapso no abastecimento de água. O quadro se dá em consequência da estiagem prolongada no Rio Grande do Norte e região Nordeste. Os municípios são Paraú, Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduís, Messias Targino e Patu.

No caso dessas cidades, no entanto, a situação de colapso já tem previsão para ser revertida. Será no prazo de 60 dias, que é o tempo necessário para que a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) execute o trabalho de realocação do ponto de captação de água no Rio Piranhas Açu, no município de Jucurutu.

Atualmente, esse ponto está situado a aproximadamente 1.500 m da estrutura de captação original do sistema. A Caern irá estender o ponto de captação mais 1.000m adentro, resultando um distanciamento aproximado de 2.500m do ponto original. Com a providência, a companhia estima que o abastecimento nos municípios atendidos pelo Sistema Médio Oeste – que beneficia 39 mil habitantes - deverá ser normalizado por um período de seis meses, caso não haja registro de chuvas na região.

Para a execução do serviço, a empresa deverá implantar mais de 1.000m de tubos com diâmetro de 300 mm, adquirir e instalar bombas e quadros de comando, assim como estender a alimentação elétrica pela mesma extensão. As condições locais são adversas, pois se trata de áreas inundadas até recentemente, exigindo o uso de máquinas pesadas e mão-de-obra especializada.

MEDIDA PALIATIVA

Técnicos da companhia tentaram uma solução paliativa, fazendo aberturas no canal de comunicação da água, para que o abastecimento perdurasse por mais algum tempo. No entanto, a desobstrução do canal e retirada de vegetação não foi suficiente para que a água escoasse até a estação de bombeamento, devido ao nível muito baixo do rio.

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo