Páginas

Nota de esclarecimento da Prefeitura de Campo Grande sobre o episódio da merenda escolar

Em relação à suspeita de intoxicação alimentar dos 10 alunos do turno matutino da Escola Joaquim Leal Pimenta, fato ocorrido na tarde de ontem (08), o qual na ocasião os escolares possivelmente acometidos, relataram ter comido um queijo advindo da merenda escolar ofertada pelo município, e terem se sentido mal.

NOTA DE ESCLARECIMENTO
Por meio desta viemos esclarecer que os alimentos perecíveis ofertados na merenda escolar deste município, foram adquiridos do Programa Compra Direta através da EMATER/RN, do Programa Aquisição de Alimentos (PAA), com intuito de valorizar a agricultura familiar e assim beneficiar os alunos da rede municipal.

Desse modo, todos os produtos provenientes do Programa Compra Direta são vistoriados pelo Serviço de Inspeção Municipal, que é formado por uma equipe de profissionais especializados na vistoria desses itens alimentícios.

O setor da merenda escolar das escolas municipais de Campo Grande/RN, sempre apostou na qualidade desses itens a permanecerem sendo inclusos no cardápio vigente das escolas da rede municipal, pelo motivo destes produtos já estarem sendo adquiridos há alguns anos dos agricultores familiares e de até um presente momento não terem tido relato de problema relacionados a Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA´s).

A direção atuante da escola na qual ocorreu o possível surto, tiveram o cuidado de suspender o fornecimento e o consumo do produto suspeito e isolaram o alimento com a finalidade de fazer a análise microbiológica e química desse item alimentício. Somado a isso, ressalva-se aqui o mínimo número de alunos infectados, onde os dados percentuais mostram que dentre o número de 273 alunos matriculados no turno da manhã, apenas 10 alunos foram infectados numa porcentagem de 2,7% dos escolares deste turno.

Assim, após reunião realizada na manhã de hoje (09), ficou decidida a instauração de um processo administrativo para apurar as causas que levaram a este fato e tomar as medidas cabíveis com relação ao mesmo, evitando dessa forma que episódios desta natureza voltem à ocorrer.

Nerialba Fernandes
Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer

Irene Lopes Galdino
Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Abastecimento

José Vital Neto
Conselho Municipal da Merenda Escolar

Edson Martins Veras Filho (Médico Veterinário)
Serviço de Inspeção Municipal

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Campo Grande/RN.

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo