Páginas

Caraúbas e outros 7 municípios potiguares continuam com nota zero em transparência

A nova classificação do ranking nacional da transparência, divulgada nesta quarta-feira (08), mostra que oito cidades do Rio Grande do Norte continuam com nota zero na avaliação. Afonso Bezerra, Caiçara do Norte, Caiçara do Rio do Vento, Caraúbas, João Dias, Lagoa Salgada, Pedra Preta e Rafael Fernandes não conseguiram melhorar suas médias.

Os municípios ocupam as últimas posições do ranking estadual. Nas cidades com nota zero, além das ações civis públicas que cobram o cumprimento das leis de transparência, o MPF analisa a possibilidade de responsabilização dos gestores por meio de ações de improbidade administrativa.

A avaliação se baseou em questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que selecionou as principais exigências legais e itens considerados boas práticas.

Foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. A análise mensura o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, numa escala que vai de zero a dez.

Evolução

O número de estados e municípios com nota zero caiu mais de 50% entre a primeira e a segunda avaliação do MPF. Em 2015, do total de entes avaliados, 649 sequer disponibilizavam informações na internet. Agora, o número diminuiu para 347.

No Rio Grande do Norte, 17 municípios com nota zero na primeira classificação conseguiram melhorar seu desempenho, sendo em Jucurutu o resultado mais expressivo, com uma média de 9,8 no ranking, ocupando o segundo lugar em todo o estado.

Confira abaixo a relação das outras 16 cidades que possuíam nota zero e subiram no ranking:

Passa e Fica: 7,5
Várzea: 7,2
Jardim de Piranhas: 6,4
Barcelona: 5,90
Currais Novos: 5,5
Pedro Avelino 4,4
Canguaretama: 3,9
Brejinho: 3,7
Pendências: 3,60
São José do Campestre: 3,4
Lagoa D’Anta: 2,9
Maxaranguape: 0,9
Rafael Godeiro: 0,90
São Francisco do Oeste: 0,40
Rio do Fogo: 0,2
Triunfo Potiguar: 0,20

Fonte: Mossoró Hoje

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo