Campo Grande e cidades vizinhas são beneficiadas com o Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais

Os municípios de Patu, Messias Targino, Janduís, Paraú, Campo Grande e Upanema, que integram o Território da Cidadania do Sertão do Apodi, no Rio Grande do Norte, serão beneficiados pelo mutirão itinerante do Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais, do MDA, que ocorre de 09 a 14 de maio.

Agricultoras familiares, quilombolas e assentados da reforma agrária formam o público-alvo neste segundo mutirão da documentação realizado no Rio Grande do Norte em 2016. A expectativa é que mais de quatro mil pessoas possam emitir, gratuitamente, diversos documentos, como carteiras de identidade, do SUS e do trabalho, CPF, certidões de nascimento e casamento, registro no INSS, certificados de propriedade rural e outros.

O mutirão começou nesta segunda-feira em Patu, município a cerca de 300 quilômetros de Natal, capital do RN, que reúne uma grande quantidade de agricultores familiares e a comunidade quilombola do Jatobá, onde os moradores tiveram seus títulos de posse emitidos em 2012. Para o coordenador do mutirão, Francisco Caramurú, delegado do MDA no estado, a procura por documentos está sendo surpreendente e vai superar as expectativas previstas.

“Nós estamos fazendo este primeiro dia de mutirão dentro do campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, que nos cedeu o espaço e convocou servidores para nos ajudar, assim com entidades sindicais, do Incra, da prefeitura. Estamos resolvendo uma série de solicitações, é o garoto que vai fazer exames para uma escola técnica, é a mulher que vai fazer o cartão do SUS e precisa de atendimento médico básico, é o agricultor familiar que precisa do certificado de cadastro de inscrição rural para obter crédito para sua produção, que tinha que ir ao Incra em Natal para fazer isso e agora resolve aqui. É impressionante como uma ação como essa resolve os problemas do dia-a-dia do homem e da mulher do campo”, observa Caramurú ao salientar que o mutirão vai de encontro a comunidades em que serviços desta natureza não costumam chegar.

PNDTR Rio Grande do Norte
Desde 2004, no Rio Grande do Norte, os mutirões do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural já emitiram, até o ano passado, 115 mil documentos, e este ano, apenas nos dois primeiros mutirões, devem ser emitidos mais nove mil documentos.

SERVIÇO

Município de Patu
Data: 09 de maio (segunda-feira)
Hora: 8h às 17h.
Local: Sede da UERN (Universidade Estadual do Rio grande do Norte)

Município de Messias Targino
Data: 10 de maio (terça-feira)
Hora: 8h às 17h
Local: Escola Municipal Prof. Julio Benedito (próxima ao módulo esportivo)

Município de Janduís
Data: 11 de maio (quarta-feira)
Hora: 8h às 17 h.
Local: Câmara Municipal de Vereadores de Janduís

Município de Paraú
Data: 12 de maio (quinta-feira)
Hora: 8h às 17h.
Local: Escola Municipal Padre Amaro

Município de Campo Grande
Data: 13 de maio (sexta-feira)
Hora: 8h às 17 h.
Local: Sede do Núcleo Sertão Verde (Rua Professor Basílio, 43, em frente ao Clube dos Idosos)

Município de Upanema
Data: 14 de maio (sábado)
Hora: 8h às 17h.
Local: Câmara Municipal de Vereadores

Ascom/MDA

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo