Páginas

Campo Grande comemora seus 158 anos de Emancipação Política

Em 14 de setembro de 1858, a Lei Provincial nº 114 criando o município de Campo Grande elevou a sua sede administrativa, desmembrando-o do município de Assú.

Porém, e por equívoco, Campo Grande possui duas datas de emancipação política sendo a mesma comemorada em 05 de abril, data em que se refere ao nascimento do Coronel Pompeu Jácome, prefeito de Campo Grande por 06 vezes.

Em conversas com jovens conhecedores de nossa história e baseado em fato histórico, estamos na luta para que esse erro histórico seja corrigido, fazendo com que os Campo-grandenses comemorem sua emancipação política, de acordo com sua real história.

A fundamentação para o projeto que irá corrigir a data da emancipação política de Campo Grande será feita com base em documentos e relatos de historiadores, o que demanda tempo.

A proposta instituirá ainda, o dia 14 de setembro impresso na bandeira do município, onde irá ler-se: 14 de Setembro de 1858.

Já tem algum tempo que os jovens de nossa cidade abordam esse tema. Em 2010, o Campo-grandense Luiz Guliherme Liberato Klusener @lg_liberato, publicou um artigo de sua autoria que já tratava do assunto, inclusive com a relação de fatos históricos.

Enquanto o erro histórico não é reparado, comemoraremos hoje, 05 de abril, os 158 anos de nossa querida Campo Grande.

#vivacampogrande
#minhaterrameuorgulho

Fonte: Blog do Vagner Souza

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo