Páginas

Estudantes de Caraúbas criam aerogerador com sucatas e são premiados na FEBRACE em São Paulo

Dois estudantes do ensino médio da cidade de Caraúbas, no interior do Rio Grande do Norte, foram premiados em 1º lugar na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, em São Paulo, após criarem um aerogerador usando materiais recicláveis.

A cerimônia de premiação aconteceu na sexta-feira passada (18) no Anfiteatro do Centro de Difusão Internacional da USP (Universidade de São Paulo).
O projeto foi desenvolvido pelos estudantes Ítalo Vinicius e Joel Gurgel, com a orientação do professor Wyslley Douglas, da Escola Estadual Prof. Lourenço Gurgel de Oliveira. Eles criaram um gerador portátil que utiliza o vento para produzir energia elétrica e recarregar pequenas baterias, como de aparelhos celulares.

Segundo os próprios estudantes, o objetivo inicial do projeto foi desenvolver o aergerador e diminuir a quantidade de lixo eletrônico jogado, de forma inadequada, no meio ambiente. Eles usaram um cooler de computador, fios, diodo, placa de celular e outros acessórios.

Devido a iniciativa e habilidade dos dois jovens, o “Aerogerador Portatil” foi premiado em 1º lugar na categoria Votação Popular no site do evento, superando outros 77 projetos da categoria.

Através das redes sociais, o professor Wyslley agradeceu a ajuda de todos e destacou o pioneirismo dos estudantes caraubenses no prêmio.

“Essa foi uma grande vitória, vitória que vale por muitas, pois fomos os primeiros da cidade de Caraúbas a participar da maior feira de ciências e engenharia do Brasil, depois pela experiência vivida por mim e meus alunos em participar de um evento tão grande, por ver o grande empenho que os amigos da cidade inteira tiveram para nos ajudar, por termos sido os primeiros a trazer essa premiação para nosso estado, enfim, não tenho palavras para explicar e quantificar tudo que vivemos essa semana”, escreveu.

“Espero que muitos outros professores possam passar por uma experiência como essa um dia, onde possam se sentir úteis, um pouco reconhecidos pelo empenho no desenvolvimento dos seus trabalhos. E que todos os alunos se sintam motivados a estudar e buscar melhorias para si e para a sociedade através da educação, representando nossas escolas e nossa cidade, sem esquecer da contribuição dada por cada professor”, acrescentou o professor Wyslley Douglas em sua conta no Facebook.

Conheça o projeto: https://www.youtube.com/watch?v=E5l_DhWAlGo

Fonte: Mossoró Hoje

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo