Carros inundados em Assú, barragem sangrando em Campo Grande e estragos em Apodi

As chuvas fortes no final de semana ocasionaram alagamentos em Assu, a sangria da Barragem de Pepeta em Campo Grande e estragos no município de Apodi/RN.

Em Assu, vários carros e residências foram alagadas com água da enxurrada e a chuva, conforme relata os repórteres da Rádio Princesa do Vale, foi de apenas 60 milímetros.

A causa das inundações são na ausência de obras que possibilite a escoação das águas fluviais e também o fato das galerias existentes não ter dado conta (algumas fechadas) da quantidade de água. A chuva foi pequena, mas intensa.

Em Campo Grande, a Barragem de Pepeta (abaixo) começou a transbordar, atraindo muitos moradores da cidade para acompanhar o momento de alegria.
Foto: Diego Moicano 

Em Apodi, os relatos dos moradores é que choveu mais de 120 milímetros, causando estragos em vários pontos da cidade. A Lagoa do Apodi, que estava seca, já está acumulando água.

Os estragos maiores foram registrados na Avenida Moésio Holanda, de acesso ao bairro Bacural I. Várias outras ruas também foram danificadas. Na Baixa do Caic, um carro caiu num buraco feito pela correnteza.

Foto Janio Duarte
O prefeito Flaviano Monteiro informou na manhã desta segunda-feira, 1 de fevereiro, já mandou fechar o buraco que se abriu na Avenida Moésio Holanda. Este será o local que será realizado o Carnaval de Apodi.

O maior reservatório de água doce do Rio Grande do Norte, a Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves aumentou 8 cm em lâmina de água, no Vale do Açu.

Porém, conforme o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), que monitora o reservatório, o quadro da barragem em se tratando de armazenamento continua crítico.

Com capacidade para armazenar até 2,4 bilhões de metros cúbicos de água, o manancial está com apenas 489.547.000 m3, o que corresponde a 20,40% de sua capacidade total.

Está na cota 38,85, ou seja, para atingir a lâmina de sangria precisa tomar ainda 16,15 metros de água em toda sua extensão. Geralmente só transborda quando o sistema Coremas mão d´Água no Estado da Paraíba começa a sangrar para o Rio Piranhas Açu.

Também foram registradas chuvas fortes na região do Alto Oeste do Estado, com destaque para os municípios de Lucrécia, Umarizal e Riacho da Cruz, onde choveu acima de 80 mm. Com as chuvas, aos poucos, os reservatórios que abastecem as cidades estão começando a acumular água nas cidades de Lucrécia, Pau dos Ferros e Apodi.

Fonte: Mossoró Hoje

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo