Páginas

Mudança de temperatura mata mais de 150 toneladas de tilápias em Upanema

Mais de 150 toneladas de tilápia que eram produzidas em criadouros na barragem de Umari morreram nesta terça-feira (19) no município de Upanema. O motivo foi a mudança de temperatura provocada pelas chuvas dos últimos dias.

Segundo o presidente da colônia de pescadores, José Francisco (Dedé de Cafu), a queda na temperatura e a ventilação diferenciada provocaram a desoxigenação da água da barragem. Dos 13 criadouros, sete deles tiveram perda total.

“Há possibilidade de haver mais peixes mortos nos próximos dias”, estima o presidente.

O prejuízo está orçado em mais de R$ 1 milhão. Em virtude da perda, alguns pescadores não terão mais condições de manter a criação de tilápias, considerada a maior da região.

Os peixes eram comercializados em todo o Rio Grande do Norte e o prejuízo deverá provocar grande impacto no comércio regional durante a Semana Santa. Isso porque, neste período, é comum aumentar o consumo de pescado.

Os peixes mortos foram retirados dos criadouros o mais rápido possível para evitar a contaminação da água do reservatório, que é usada para abastecer municípios do médio Oeste potiguar e várias cidades da Paraíba, através de caminhões pipas.
Fonte: Mossoró Hoje - Fotos: Renato Medeiros

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo