Páginas

PNAE começa a gerar renda para a agricultura familiar de Pau dos Ferros

A resistência ao acesso da produção familiar nas compras da alimentação escolar começou a ser vencida em Pau dos Ferros, o município pólo do Território da Cidadania do Alto Oeste, no Estado do Rio Grande do Norte. No último mês de setembro os primeiros agricultores familiares ganharam uma chamada de aproximadamente R$ 100.000,00 para o fornecimento de filé de tilápia, mamão, hortaliças e carne bovina.

Nesta quarta (14) o Delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, engenheiro agrônomo Caramurú Paiva, visitou alguns produtores que iniciaram as vendas para a prefeitura municipal. A agenda foi acompanhada pela Secretária Municipal de Educação Aldacéia, o Secretário Municipal de Agricultura Carlos Rodrigues, e os fornecedores Ailton César e Rodrigo Araújo.

A Secretária Municipal de Educação, Aldacéia Oliveira, comemorou os primeiros resultados como um passo para que a prefeitura municipal cumpra plenamente a lei do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE que prevê as compras de, pelo menos, 30% oriunda da agricultura familiar. “A comida fornecida localmente é de ótima qualidade e a renda fortalece a economia do nosso município. Estamos preparando o município para no final de novembro está pronta com a chamada de 2016”, afirmou Aldacéia.

Rodrigo Araújo, presidente da colônia de pescadores que integra 700 associados, é um dos fornecedores para o PNAE e se diz muito satisfeito com o dinheiro entrando no bolso de quem produz. “O programa chegou tarde porque tivemos de vencer muitas burocracias, mas no final ganhamos o direito de vender a nossa produção para a merenda escolar”, comentou Rodrigo.

De fato as dificuldades foram muitas. O agricultor Ailton César, criador de bovinos, lembra que foi necessário acionar o Ministério Público Federal e contar com o apoio da Delegacia do MDA para capacitar a gestão e produtores para atendimentos das condições legais. No ano passado, a Prefeitura de Pau dos Ferros instalou o Serviço de Inspeção Municipal e neste ano deu início a execução do PNAE que está alimentando os sonhos de novas comercializações num futuro próximo.

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo