Páginas

Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande realizou a 5ª Conferência Municipal de Saúde


A Prefeitura Municipal de Campo Grande/RN, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na manhã de ontem (30/06) no salão do Juri Desembargador Olavo Fernandes Maia, no Fórum de Justiça Desembargador Zacarias Gurgel Cunha no centro da cidade, a 5ª Conferência Municipal de Saúde.
O evento teve início por volta das 08h00 da manhã com o credenciamento dos participantes, às 09h00 foi feita a abertura com a formação da mesa de honra, onde tivemos a execução do hino oficial do município de Campo Grande e o hino nacional brasileiro pela Banda de Música Monsenhor Militão Benedito de Mendonça, sob a regência do maestro Raniere Soares.
Em seguida foi feita a apresentação da Conferência pela Secretária Municipal de Saúde, Edinete Katiuscia.
Logo após foi a vez das autoridades presentes fazerem uso da palavra e levarem a sua mensagem aos participantes do evento. Entre elas destacamos a mensagem do prefeito Bibi de Nenca, que falou dos desafios que sua administração têm encontrado para manter toda a estrutura de saúde funcionando a contento dada as dificuldades financeiras ao qual enfrenta o nosso município, de acordo com Bibi de Nenca os recursos destinados pelo Governo Federal para serem gastos na saúde do nosso município são insuficientes.
Por volta das 10h00 teve início o ciclo de apresentações dos temas que foram destacados e debatidos pela plenária, sendo que o primeiro abordou a realidade do SUS (Sistema Único de Saúde) no Rio Grande do Norte e em Campo Grande, com exposição feita pela secretária Edinete Katiuscia.
A segunda apresentação tratou da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) N° 171/1993 que trata da redução da maioridade penal no Brasil, e suas implicações para a saúde brasileira, com exposições feitas pelos conselheiros tutelares, José Maria e José Nilson.
Após a abordagem desses dois temas tivemos uma apresentação de cantores de viola (repentistas) que cantaram um repente relacionado a saúde no Brasil e a redução da maioridade penal.
Dando continuidade a apresentação dos temas da conferência foi a vez da assistente social, Karina Vieira falar sobre o tema: A Ética e a Sáude.
Na sequência foi feita uma pausa para ser servido um lanche para os participantes do evento.
Na sequência foi feita uma abordagem a cerca das medidas provisorias (MPs) 664 e 665 de 2014 que suprimiram direitos previdenciários e trabalhistas, os esclarecimentos sobre esse tema foram feitos pelo diretor do SINTASE (Sindicato Intermunicipal dos Agentes de Saúde e Endemias do Oeste Potiguar), Sr. David Barbosa.
Por volta do meio-dia foi feita a formação dos grupos para a discussão dos temas e elaboração das propostas a serem encaminhadas a etapa estadual. Logo após tivemos a apresentação das propostas e votação das mesmas. Na sequência foi feita a escolha dos delegados que irão representarem o nosso município na Conferência Estadual de Saúde, sendo eles: Silvio Junior (enfermeiro) representando o controle social, Karina Vieira (assistente social) representando o governo municipal, Pedro (enfermeiro) representando o segmento da saúde e Cristina (agente de saúde) representando os segmentos sociais.

De acordo com o enfermeiro Silvio Junior, presidente do Conselho Municipal de Saúde, o evento foi bastante produtivo em virtude da participação de representantes dos poderes executivo e legislativo e de uma parcela significativa dos profissionais de saúde do nosso município, entre médicos, enfermeiros e enfermeiras, agentes de saúde e endemias, assistentes sociais, atendentes e ASGs e claro da sociedade civil em geral.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Campo Grande/RN

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo