Páginas

Caraúbas, Upanema e mais 5 municípios do RN registraram mudanças em limites territoriais

Segundo IBGE, mapas refletem mudanças na legislação, decisões judiciais e ajustes cartográficos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem a lista de municípios brasileiros que registraram alterações em seus limites territoriais. De acordo com o balanço, sete cidades do Rio Grande do Norte tiveram mudanças em seu espaço: Caiçara do Norte, Caraúbas, Jandaíra, Parazinho, Santana do Matos, Tenente Laurentino Cruz e Upanema.

Os mapas refletem mudanças na legislação, alterando os limites municipais, decisões judiciais (liminares e mandados) e ajustes cartográficos comunicados oficialmente ao IBGE, no âmbito de convênios mantidos com órgãos estaduais.

Ao todo, foram verificadas alterações em 206 municípios de 11 estados: Além do RN, Bahia (113), Piauí (17), Alagoas (16), Minas Gerais (14), Pernambuco (13), Maranhão (10), Rio Grande do Sul (10), Espírito Santo (2), Mato Grosso (2) e Paraíba (2). Segundo a pesquisa, as mudanças constatadas foram registradas até o dia 30 de abril de 2014.

O IBGE não divulgou a real motivação das alterações territoriais nos municípios. Há a especulação de que as mudanças nos limites das cidades podem influenciar no repasse de valores para as Prefeituras através de fundos e ações do Governo Federal, o que teria potencializado as modificações.

Municípios de sete estados do Nordeste registraram mudanças em seus territórios

O Nordeste foi o campeão em alterações nos limites territoriais de seus municípios. Segundo a pesquisa do IBGE, apenas os estados do Ceará e de Sergipe não registraram mudança nos limites de seus municípios, os outros sete estados da região tiveram modificações. A Bahia é o estado que concentra mais mudanças: 113 cidades alteradas no total.

A região Norte não registrou mudança em nenhum município no período, o Centro-Oeste também teve poucas alterações, apenas o Mato Grosso registrou mudança territorial em municípios.
A região Sudeste aparece na lista com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, e o Sul só registrou mudança no Rio Grande do Sul.

Fonte: O Mossoroense

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo