Páginas

Estiagem provoca seca do maior reservatório de água de Caraúbas, o açude do Apanha Peixe

CARAÚBAS (RN) – A cada semana que passa, a seca no município de Caraúbas, no estado do Rio Grande do Norte se revela mais severa, uma das piores da história. A vegetação é castigada pelo sol, e praticamente não existe mais, açudes secaram e a terra está rachada. “A seca é muito grande, as criações morreram, é de fazer dó”. Em todo município a paisagem está seca.

As plantas estão secas e sem folhas, a terra está rachada, os açudes estão vazios e o verde não existe mais. O que tem ocasionado tudo isso, a falta de chuvas, já se tornou o assunto mais falado na região. É cada vez mais preocupante a situação no município de Caraúbas e região.
O maior açude do município de Caraúbas, o do Apanha Peixe, localizado no setor da várzea está seco. No lugar de água, lama e terra rachada. O cenário só não é mais desolador devido à presença de dezenas de garças brancas. Atraídas pelos peixes que ficam espalhado por toda parte, sobre a terra rachada. Um cenário desolador.

O açude do Apanha Peixe é localizado na região da várzea de Caraúbas com capacidade para armazenar mais de 23 milhões de metros cúbicos d'água e o último ano em que havia secado foi no ano de 2002, há quase 13 anos. O reservatório está com mais de 2 anos que não recebe água culminando com a seca novamente do açude.

Solo rachado agora é parte da paisagem, mas este não é um problema restrito apenas ao açude do Apanha Peixe, a maioria dos açudes e barragens da região estão com suas reservas de água secando.

Os pescadores e agricultores, lamentam a situação, “É desesperador ver esse açude seco. Aqui muitas famílias vivem diretamente das riquezas oferecidas por este reservatório, muitos vivem da pesca, da agricultura, da pecuária, entre outros meios de sobrevivência, que hoje vemos só nas lembranças de cada um de nós que moramos em volta do açude. Lamentou o pescador Gentil Bezerra.

Moradores de mais de 25 comunidades entre os municípios de Caraúbas, Felipe Guera e Apodi sobrevivem das riquezas oferecida pelo Açude do Apanha Peixe. Nesta semana os agricultores começaram o plantio de sorgo e trigo, uma situação que nem um dos moradores gostariam de ver, mas, não tendo outra saída começaram o plantio.

Fonte: Icém Caraúbas

© WWW.CGNAMIDIA.COM - 2010/2016. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: D'Creative Agência Digital
imagem-logo